Município de Ponte de Lima apresentou um novo prato gastronómico - PROVE PONTE DE LIMA

19 Maio 2015
A oferta gastronómica do concelho de Ponte de Lima, rica e suculenta, está mais diversificada. No âmbito do projeto "Alto Minho Invest", promovido pela CIM - Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, com o financiamento do ON.2, o Município de Ponte .

A oferta gastronómica do concelho de Ponte de Lima, rica e suculenta, está mais diversificada.  No âmbito do projeto "Alto Minho Invest", promovido pela CIM - Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, com o financiamento do ON.2, o Município de Ponte de Lima e a APHORT - Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo, apresentaram um novo prato gastronómico.

Esta nova criação, ao qual intitularam "Espetada do Brutus", integra-se na iniciativa "PROVE ALTO MINHO" que visa encontrar uma nova receita, um «novo prato», que seja um novo símbolo e que complemente e reforce a oferta gastronómica local. Um grupo de trabalho, constituído por empresários da restauração, Chefs e cozinheiros locais, um representante do Município e da CIM, trabalharam em conjunto nos últimos meses, até encontrarem um prato que reunisse as condições que o PROVE Ponte de Lima apresentava.

A nova sugestão gastronómica será inserida nas ementas dos restaurantes aderentes, contabilizando-se até ao momento 18 restaurantes.

Esta nova receita tem por base a carne da raça minhota, incluindo também outros produtos regionais do concelho. A carne de raça minhota foi considerada em perigo de extinção por parte da União Europeia (2012), desta forma, espera-se que esta iniciativa promova a produção e salvaguarda este importante recurso endógeno. Tenta-se assim promover o consumo de uma carne de grande qualidade, certificada, e de um paladar soberbo e único.

A cerimónia de apresentação pública desta nova iguaria gastronómica decorreu no dia 14 de maio, na Clara Penha - Casa dos Sabores e contou com a presença do presidente da APHORT - Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo, Rodrigo Pinto Barros, que enalteceu "o trabalho de toda a equipa que nos últimos meses pesquisou e escolheu os ingredientes, esperando que os restaurantes a integrem na sua carta gastronómica."
Por sua vez, o Para o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes ressalvou o empenho e a união de esforços entre instituições públicas e privadas, considerando que este "novo prato será um incentivo para os empresários da restauração, sendo estes os verdadeiros dinamizadores da economia do concelho."

Flyer - Prove Ponte de Lima

Restaurantes Aderentes