- Município
- Assembleia Municipal
- Câmara Municipal
- Serviços Municipais
- Albergue de Peregrinos
- Arquivo Municipal
- Biblioteca Municipal
- Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima
- Centro de Interpretação do Território
- Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde
- Estação do Tempo do Romano
- Gabinete Técnico Florestal
- Gabinete Terra
- Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos
- Loja Interativa de Turismo
- Museu do Brinquedo Português
- Museu dos Terceiros
- Quinta Pedagógica de Pentieiros
- SIG Municipal
- Teatro Diogo Bernardes
- Juntas de Freguesia
- Associações
- Projetos Cofinanciados
- CIM Alto Minho
- Questionários de Satisfação
- Gestão da Qualidade
- Comunicação
- Eleições
- Fale Connosco
- Contactos e Horários
- Viver
- Apoio ao Munícipe
- Serviços Online
- Documentos
- Agendamentos e marcações
- Apoio ao Consumidor
- Balcão do Empreendedor
- Balcão Único do Prédio (BUPi)
- Rede Extrajudicial de Apoio a Clientes Bancários
- Gabinete Apoio ao Emigrante
- Gabinete de Atendimento ao Munícipe
- Gabinete Inserção Profissional
- Provedor de Justiça
- Programa Regressar
- Questões Frequentes (FAQ’s)
- Informações Úteis
- Ação Social
- Banco de Ajudas Técnicas
- Bolsa de Voluntariado
- Conversa Amiga
- Cartão Jovem Municipal EURO <30
- Contrato Local Desenvolvimento Social
- CPCJ de Ponte de Lima
- Envelhecimento Ativo
- Fundação António Feijó
- Habitação Social
- Instituições Privadas
- Linha Cancro
- Loja Social
- Missão Ucrânia
- Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Ponte de Lima
- Questionário Cancro Alto Minho
- Questões Frequentes (FAQs)
- Rede Social
- Redes Sociais do Minho-Lima
- Rendimento Social de Inserção
- Voluntariado Jovem
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Modernização Administrativa
- Ordenamento do Território
- ARU - Área de Reabilitação Urbana
- PARU - Plano de Ação de Regeneração Urbana
- PDM - Plano Director Municipal
- PIER-NPPF - Plano de Intervenção no Espaço Rústico do Núcleo de Pedreiras das Pedras
- PU - Planos de Urbanização
- Toponímia das Freguesias
- REOT - Relatório do Estado do Ordenamento do Território
- Ligações Úteis
- Proteção Civil
- Transportes Públicos
- Urbanismo
- Veterinária
- Apoio ao Munícipe
- Visitar
- Investir
-
Viver
-
Apoio ao Munícipe
- Apoio ao Consumidor
- Município
- Viver
- Apoio ao Munícipe
- Serviços Online
- Documentos
- Agendamentos e marcações
- Apoio ao Consumidor
- Balcão do Empreendedor
- Balcão Único do Prédio (BUPi)
- Rede Extrajudicial de Apoio a Clientes Bancários
- Gabinete Apoio ao Emigrante
- Gabinete de Atendimento ao Munícipe
- Gabinete Inserção Profissional
- Provedor de Justiça
- Programa Regressar
- Questões Frequentes (FAQ’s)
- Informações Úteis
- Ação Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Modernização Administrativa
- Ordenamento do Território
- Proteção Civil
- Transportes Públicos
- Urbanismo
- Veterinária
- Apoio ao Munícipe
- Visitar
- Investir
Apoio ao Consumidor
A defesa dos direitos dos consumidores do Concelho de Ponte de Lima é assegurada pelo SMAC que resulta de uma parceria entre o Município e o CIAB - Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo (Tribunal Arbitral de Consumo).
Atribuições do SMAC
- Informar os consumidores e empresas sobre os seus direitos e deveres em matéria de consumo, através do CIAB (Tribunal Arbitral de Consumo);
- Resolver conflitos de consumo através da mediação, conciliação e arbitragem;
- Informar, apoiar e acompanhar os consumidores em questões de endividamento e de sobre-endividamento, através da RACE - Rede de Apoio ao Consumidor Endividado.
O que são conflitos de Consumo?
Conflitos de consumo são os problemas que decorrem da aquisição de bens ou serviços destinados a uso não profissional e fornecidos por uma pessoa singular ou coletiva, que exerça com carácter profissional uma atividade económica que vise a obtenção de benefícios.
CIAB - Tribunal Arbitral de Consumo
O que é o CIAB?
O CIAB é um Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo, que promove a realização de arbitragem de forma institucionalizada.
Qual a Competência do CIAB?
Competência material: Direito do Consumo, Casa Pronta e RACE
Competência em razão de valor: 30.000€
Competência territorial: Ponte de Lima
Recorrer ao CIAB permite:
- Facilidade de acesso
- Rapidez na resolução
- Segurança nas decisões
- Proximidade ao cidadão
- Serviço gratuito
- Símbolo de Qualidade (adesão plena das Empresas)
Como apresentar uma reclamação?
Dirigindo-se ao Serviço Municipal de Apoio ao Consumidor (Gabinete de Atendimento ao Munícipe), onde lhe será facultada toda a informação que necessita e disponibilizado o formulário para apresentação da reclamação; ou através da submissão online do formulário, devidamente preenchido e assinado, disponível no sítio da internet.
RACE - Rede de Apoio ao Consumidor Endividado
O que é a RACE?
A RACE - Rede de Apoio ao Consumidor Endividado - é uma rede composta por diversas entidades, reconhecidas pelo Banco de Portugal e pela Direção Geral do Consumidor, que tem como objetivo informar, aconselhar e apoiar o consumidor que se encontra em risco de incumprimento ou que já se encontra, de facto, a incumprir com as suas responsabilidades perante a Banca.
Contexto da RACE
Considerando ser imperativo apoiar a resolução dos problemas de endividamento e de sobre-endividamento das famílias, foi criada a RACE - Rede de Apoio ao Consumidor Endividado e publicada legislação, cujo âmbito de atuação inclui regimes para:
- Consumidores em risco de incumprimento, que denotam cada vez mais dificuldades em cumprir com os seus compromissos, podem ser abrangidos pelo PARI (Plano de Apoio ao Risco de Incumprimento);
- Consumidores que já se encontrem em incumprimento de um ou mais créditos poderão ser incluídos no PERSI (Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento).
Atribuições da RACE
- Informar os consumidores sobre os direitos e deveres em matéria de endividamento e sobre-endividamento;
- Apoiar a análise, por parte dos consumidores, das propostas apresentadas pelas instituições de crédito no âmbito da prevenção do incumprimento ou da resolução das situações de incumprimento;
- Acompanhar os consumidores aquando da negociação entre este e as instituições de crédito no âmbito da prevenção do incumprimento ou da resolução da situação de incumprimento;
- Apoiar os consumidores na avaliação da sua capacidade de endividamento.
Praça da República
4990-062 Ponte de Lima
Telefone: (+351) 258 900 400
Fax: (+351) 258 900 410
E-mail: gam@cm-pontedelima.pt
O atendimento permanente e personalizado será prestado de Segunda a Sexta-Feira, durante a manhã, das 09h00 às 12h00 e de tarde, das 14h00 às 16h00.
Contactos
CIAB - Tribunal Arbitral do Consumo
Braga
Rua D. Afonso Henriques, 1
4700-030 Braga
Telefone: (+351) 253 617 604
Fax: (+351) 253 617 605
E-mail: geral@ciab.pt
Viana do Castelo
Avenida Rocha Paris, 103
4900-394 Viana do Castelo
Telefone: (+351) 258 809 335
Fax: (+351) 258 809 389
E-mail: geral@ciab.pt
Website: www.ciab.pt