Passar para o Conteúdo Principal Top

covid-19_icon_300px-02

Logótipo

Viver

Cultura

foto-teatro-3

Falar de cultura num Concelho tão rico de tradições, de lendas, de estórias e de História, de um passado rico e que muito nos enobrece, não é tarefa fácil.

Ainda mais difícil se torna quando associamos as Associações Culturais, os Grupos Etnográficos, as Bandas de Música..., bem como criadores em várias áreas, desde a pintura à escultura, da literatura ao design, obtendo um manancial considerável de produção cultural que é necessário preservar e, acima de tudo, divulgar.

O Município, para além das estruturais culturais que têm também outras funções, como a investigação e a educação - de que são exemplo o Arquivo Municipal e a Biblioteca Municipal -, reúne um conjunto de edifícios que, por sua vez, abarcam distintos serviços ligados às áreas culturais, como o Teatro Diogo Bernardes, o Museu dos Terceiros, o Museu do Brinquedo Português, o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, o Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima, o Centro de Interpretação do Território, entre outros.

E cultura são também as pessoas e tudo aquilo que elas transmitem de geração em geração - o artesanato, as romarias, a gastronomia, as tradições orais, o trabalho do campo...

Ponte de Lima é, sem sombra de dúvidas, pelo muito que pode oferecer em qualquer recanto, cultura na mais rica significação do conceito.