Passar para o Conteúdo Principal Top

covid-19_icon_300px-02

Logótipo

Viver

Recolha Seletiva - Monstros e REEE’s

REEEAlguns resíduos não podem ser objeto de recolha normal, tendo em conta as suas características ou volume. Assim, o Município disponibiliza um serviço gratuito de recolha de monstros e de REEE's - Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos.

Estes resíduos são encaminhados para o ecocentro e para as plataformas da Resulima, S.A., tendo os REEE's como destino final o tratamento e valorização, da responsabilidade da entidade gestora Eletrão.

O pedido de recolha pode ser feito por escrito, por telefone (258 900 400) ou presencialmente nos serviços de atendimento.

Monstros: objetos volumosos fora de uso, como sofás, mobílias velhas, colchões e ferro-velho.

REEE's: são todos os resíduos, na aceção da alínea rr) do número 1 do artigo 3º do Decreto-Lei nº 152-D/2017, de 11 de Dezembro, ou seja, quaisquer Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (EEE's) que constituam resíduos, incluindo os componentes, subconjuntos e materiais consumíveis que fazem parte integrante do produto no momento em que este é descartado.

EEE's: são todos os equipamentos dependentes de corrente elétrica ou de campos eletromagnéticos para funcionarem corretamente, bem como os equipamentos para geração, transferência e medição dessas correntes e campos, e concebidos para utilização com uma tensão nominal não superior a 1 000 V para corrente alterna e 1500 V para corrente contínua.

CATEGORIAS DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS
1. Equipamentos de regulação de temperatura
Frigoríficos, congeladores, equipamentos de distribuição automática de produtos frios, equipamentos de ar condicionado, desumidificadores, bombas de calor, radiadores a óleo, outros equipamentos de regulação da temperatura que não utilizem para o efeito outros fluídos que não a água.
2. Ecrãs, monitores e equipamentos com ecrãs de superfície superior a 100 cm2
Ecrãs, aparelhos de televisão, molduras fotográficas, LCD, monitores, computadores portáteis «laptop», computadores portáteis «notebook».
3. Lâmpadas
Lâmpadas fluorescentes clássicas, lâmpadas fluorescentes compactas, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas de descarga de alta intensidade, incluindo lâmpadas de sódio sob pressão e Lâmpadas de haletos metálicos, Lâmpadas de sódio de baixa pressão, LED.
4. Equipamentos de grandes dimensões
Máquinas de lavar roupa, secadores de roupa, máquinas de lavar loiça, fogões, fornos elétricos, placas de fogão elétricas, luminárias, equipamento para reproduzir som ou imagens, equipamento musical (excluindo tubos de órgãos instalados em igrejas), aparelhos usados no tricô e tecelagem, impressoras de grandes dimensões, copiadoras de grandes dimensões, caça-níqueis (slot machines) de grandes dimensões, dispositivos médicos de grandes dimensões, instrumentos de monitorização e controlo de grandes dimensões, distribuidores automáticos de grandes dimensões que fornecem produtos e dinheiro, painéis fotovoltaicos.
5. Equipamentos de pequenas dimensões
Aspiradores, aparelhos de limpeza de alcatifas, aparelhos utilizados na costura, luminárias, micro-ondas, equipamentos de ventilação, ferros de engomar, torradeiras, facas elétricas, cafeteiras elétricas, relógios, máquinas de barbear elétricas, balanças, aparelhos para cortar o cabelo e outros aparelhos para o cuidado do corpo, calculadoras de bolso, aparelhos de rádio, câmaras de vídeo, gravadores de vídeo, equipamentos de alta fidelidade, instrumentos musicais, equipamentos para reproduzir som ou imagens, brinquedos elétricos e eletrónicos, equipamentos de desporto, computadores para ciclismo, mergulho, corrida, remo e outros desportos, detetores de fumo, reguladores de aquecimento, termóstatos, ferramentas elétricas e eletrónicas de pequenas dimensões, dispositivos médicos de pequenas dimensões, instrumentos de monitorização e controlo de pequenas dimensões, distribuidores automáticos de pequenas dimensões, equipamentos de pequenas dimensões com painéis fotovoltaicos integrados.
6. Equipamentos informáticos e de telecomunicações de pequenas dimensões (com nenhuma dimensão externa superior a 50 cm)
Telemóveis, GPS, calculadoras de bolso, Routers, computadores pessoais, impressoras, telefones.