Passar para o Conteúdo Principal Top

covid-19_icon_300px-02

Logótipo

PonteDeLima-xlarge

Biblioteca 1
Biblioteca 2
Biblioteca 3

Biorresíduos

Os biorresíduos são resíduos biodegradáveis, nomeadamente os resíduos alimentares (resíduos da preparação e consumo de alimentos) e os resíduos verdes, representando uma grande proporção dos resíduos urbanos. A deposição em aterro destes resíduos não tratados acarreta importantes efeitos ambientais negativos, pelo que até 31 de dezembro de 2023 Portugal deve assegurar que os mesmos são devidamente valorizados e não são misturados com outros tipos de resíduos.

Os biorresíduos são usualmente recolhidos misturados com os resíduos indiferenciados, representando cerca de 46% do lixo produzido em Ponte de Lima e encaminhado para aterro. A compostagem doméstica é uma forma de valorizar estes resíduos, sendo um processo simples e fácil de implementar em residências com espaço de jardim/quintal.

BiorresíduosNa sequência da aprovação da candidatura submetida pelo Município de Ponte de Lima ao Programa de Apoio do Fundo Ambiental, foi elaborado o "Estudo Municipal para o Desenvolvimento de um Sistema de Recolha de Biorresíduos".

Este Estudo permitiu identificar as melhores soluções a implementar no concelho, com vista a assegurar que os Biorresíduos são separados e reciclados na origem, ou recolhidos seletivamente com a máxima eficiência e devidamente encaminhados para valorização, conforme estabelecido na Diretiva (EU) 2018/851 do Parlamento Europeu e do Conselho.

 

Podem ser consultados aqui os documentos elaborados: