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PROVERE

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  • NORTE-06-3928-FEDER-000017 – Touring Cultural – Aldeias de Portugal (Minho)

    Custo total Elegível: 41 820,00€
    Comparticipação FEDER: 35 547,00€

    Este projeto incide sobre a qualificação e animação social, cultural e económica das Aldeias de Portugal, presentes no Minho, enquanto oferta turística específica. A incidência na sub-região do Minho, que corresponde ao território da EEC e também a um dos quatro subdestinos que agora compõem a nova estratégia de marketing do Turismo do Porto e Norte de Portugal, justifica-se pelo caráter próprio e singular que estes aglomerados urbanos tradicionais apresentam na região. A EEC Provere Minho Inovação prevê um conjunto de intervenções, materiais e, especialmente, imateriais, promovidas, fundamentalmente, pelas autarquias locais. Estas intervenções articulam-se de forma coerente e concorrem para a valorização das Aldeias do Minho, numa perspetiva de desenvolvimento do correspondente produto turístico.

    O PA3. Aldeias de Portugal Minho incide aqui, especialmente, na área da promoção, animação e gestão, complementando os investimentos infraestruturais e em equipamentos, promovidos pelos Municípios no âmbito do Ações de Qualificação dos Produtos Estratégicos do Minho PA7. Touring Cultural (Património Cultural / Aldeias de Portugal - Minho) bem como os investimentos públicos e privados apoiados pelos Grupos de Ação Local, ao longo de vários ciclos de programação dos fundos estruturais.

    O projeto tem como objetivos:

    i) Aumentar os fluxos e receitas turísticas do Produto "Turismo de Aldeia do Minho"

    ii) Estruturar, Qualificar e Inovar no Produto Turismo de Aldeia no Minho

    iii) Promover a comercialização do Turismo de Aldeia através de programas de comunicação e de animação

    iv) Desenvolver a venda cruzada entre o Turismo de Aldeia e os restantes produtos chave da estratégia, designadamente a Enogastronomia, o Touring - Itin. Culturais e Paisagísticos e o Tur. Natureza.

    Ficha de projeto

  • NORTE-06-3928-FEDER-000018 – Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho

    Custo Total Elegível: 91 327,50€
    Comparticipação FEDER: 77 328,38€

    O projeto âncora PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho- tem como objetivo a classificação, preservação e qualificação dos recursos patrimoniais em que assenta este produto turístico, tendo em vista a estruturação em rede da oferta turística. Apresenta natureza, fundamentalmente, imaterial, embora se assumam necessidades de intervenção na qualificação de estruturas e equipamentos de apoio à fruição dos itinerários culturais e paisagísticos que se pretendem desenvolver no contexto do MINHO INOVAÇÃO, nomeadamente ao nível da sinalização, interpretação, acessibilidade, etc. O projeto coloca o acento tónico e concentrará o esforço de investimento nos fatores suscetíveis de melhorar a fruição turística e a experiência de visita; no cruzamento interdisciplinar entre o património cultural e outras ofertas, designadamente no turismo natureza, através da classificação e valorização de itinerários já existentes e estruturantes; na integração em redes internacionais; na animação dos espaços e dos períodos turisticamente menos interessantes; na capacitação de pessoas para as áreas do turismo religioso, cultural e natural; na valorização do património imaterial.

    Neste contexto, a operacionalização deste projeto prevê as seguintes ações:

    Ação 1. Produção de Conteúdos e Narrativas – compreende as seguintes atividades: (i) Estórias do Minho (Storytelling Digital e Analógico); (ii) Arte & Minho Desafios Artísticos/Programa de Residências Artísticas; (iii) Publicação (Papel e Digital);

    Ação 2. Inovação e Certificação – compreende as seguintes atividades: (i) Ciclo de Conferências sobre Estórias do Minho e Atividades Complementares de Dinamização Cultural; (ii) Ações de Desenvolvimento para a Classificação do Património Cultural Imaterial do Minho;

    Ação 3. Comunicação – visa algumas ações de comunicação sobre o ciclo de conferências e sobre o programa de residências artísticas designadamente a título de exemplo: newsletters digitais; distribuição de agendas de eventos; convites à comunicação social; entre outros suportes comunicacionais.

    Ficha de projeto

  • NORTE-06-3928-FEDER-000019 – Marketing, Comunicação e Internacionalização

    Custo total Elegível: 24 600,00€
    Comparticipação FEDER: 20 910,00€

    O projeto âncora Marketing, Comunicação e Internacionalização constitui uma oportunidade para continuar a delinear e implementar uma estratégia de promoção dos recursos turísticos do Minho de baixa densidade, assegurando os mecanismos de ordem financeira, organizacional e comunicacional indispensáveis à sua adequada execução. Nesse sentido, visa a consolidação da ação coletiva do Consórcio nas áreas do Marketing, Comunicação e Internacionalização, constituindo um elemento transversal de suporte à execução e promoção de todos os projetos âncora que integram a EEC PROVERE Minho Inovação bem como dos diferentes produtos turísticos que lhes estão na base. Pretende-se, desta forma, contribuir decisivamente para que o Minho se afirme enquanto subdestino turístico do Porto e Norte de Portugal com uma nova imagem assente numa narrativa mais moderna e atual baseada nos recursos únicos e inimitáveis deste território. Neste contexto, a operacionalização deste projeto prevê as seguintes ações:

    Ação 1. Planeamento – compreende três atividades que concorrem para a realização dos objetivos operacionais do projeto e os objetivos estratégicos do Minho Inovação: (i)

    Atividade 1.1 Plano de Comunicação e de Ativação; (ii)
    Atividade 1.2 Plano de Desenvolvimento Turístico 2030 e (iii)
    Atividade 1.3 Capacitação Estratégica e Comunicação Interna.

    Ação 2. Marketing e Comunicação – concentra a conceção, produção e disponibilização dos principais suportes, instrumentos e iniciativas de comunicação do Minho turístico. Envolve, assim, a concretização das seguintes atividades: (i) Material Promocional; (ii) Publicidade, comunicação; (iii) Organização de Fam e Press Trips no Minho; (iv) Estratégia de promoção online do Minho e (v) Constituição de banco de imagens turísticas do Minho.

    Ação 3. Eventos – prevendo as seguintes atividades: (i) participação em feiras de turismo; (ii) programa Minho Portas Abertas; (iii) Essência do Minho; (iv) Promoção Internacional: Embaixadas do Minho.

    Ação 4. Minho Film Commission – inclui um conjunto de atividades: (i) produção de conteúdos; (ii) comunicação; (iii) estruturação do Minho enquanto destino para a realização de produções cinematográficas e (iv) participação em mercados.

    Ação 5. Gestão e Coordenação - constituição de uma Estrutura Técnica de Gestão e Coordenação, fundamental na dinamização da parceria e da execução do Programa de Ação.

    Ficha de projeto

  • NORTE-06-3928-FEDER-000048 – Qualificação das Experiências de Turismo de Aldeia no Minho – Centro de Interpretação "Mesa dos 4 Abades"/Ponte de Lima

    Custo total Elegível: 119 698,32€
    Comparticipação FEDER: 89 932,51€

    A área a que chamamos Aldeias da Mesa dos Quatro Abades abrange o território da Freguesia de Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte, situadas no limite da Paisagem Protegida do Corno de Bico, da freguesia de Bárrio e Cepões, da sua vizinha Labruja e da Freguesia de Calheiros, tendo sido este o território concelhio objeto do Plano de Intervenção para a Renovação das Aldeias apresentado à ADL. É nestas aldeias que se desenrola a Mesa dos Quatro Abades, um fenómeno de concertação social muito antigo que ocorre neste local. O Centro de Interpretação das Aldeias da Mesa dos 4 Abades (CIT), localizado em Vilar do Monte, irá ser um espaço de informação e dinamização local, mas também de salvaguarda e divulgação do património rural e paisagístico daquele território em particular na estreita relação com os costumes e tradições das suas gentes. O investimento público aqui proposto irá contribuir para a criação e melhoria de condições infraestruturais para o acolhimento e informação ao turista, contribuindo efetivamente para a melhoria da experiência de visita e logo para uma maior atratividade do território enquanto destino no contexto do Touring Cultural e da rede das Aldeias do Minho.

    Ficha de projeto

  • NORTE-06-3928-FEDER-000049 – Qualificação das Experiências de Turismo de Aldeia no Minho – Ponte de Lima Montain Bike Center

    Custo total Elegível: 88 998,17€
    Comparticipação FEDER: 67 784,36€

    Existem em Ponte de Lima duas zonas por excelência para a prática desta atividade o "Bike Park de Ponte de Lima", no Cerquido, freguesia da Cabração e Moreira do Lima e o "Pé do Negro Mountain Bike" no Bárrio e Vilar do Monte. Ambos necessitam de uma intervenção ao nível da melhoria das condições para o seu funcionamento, nomeadamente na beneficiação das pistas existentes, amplamente fustigadas, nomeadamente as primeiras, durante os incêndios de 2015 e 2016 que ocorreu Serra d’Arga e na melhoria das condições de acesso entre zona de partida e zonas de chegada, tal como acontece no Pé do Negro Mountain Bike Center.

    A intervenção perspetiva a melhoria significativa das condições das várias pistas/trilhos cicláveis que integram os dois centros de Montain Bike de PL com cerca de 37 km, sendo que metade desta extensão será intervencionada. Será ainda beneficiado, no Bárrio, o acesso para possibilitar o trânsito de tomada e largada dos praticantes destas atividades de montanha. Prevê-se ainda a sinalização das pistas e a colocação de sinalética informativa.

    Ficha de Projeto

  • NORTE-06-3928-FEDER-000186 – Qualificação das Experiências de Turismo de Aldeia no Minho – Instalações de Apoio às Atividades Náutica (3.ª fase) – Ponte de Lima

    Custo total Elegível: 582 999,29€
    Comparticipação FEDER: 302 828,14€

    A Ampliação das Instalações de Apoio às Atividades Náuticas (3.ª Fase), sendo da maior importância no que diz respeito à valorização e dinamização urbana e ribeirinha irá permitirá dar continuidade ao conjunto de ações referidas que o Município qualificando o Centro Náutico de Ponte de Lima. Pretende-se contribuir especificamente para o desenvolvimento das atividades desportivas de carácter informal, concretamente o desporto náutico na sua componente recreativa, como forma de lazer e entretenimento, bem como, divulgar e transmitir informação sobre as boas práticas e inovação no sector do turismo náutico e de natureza, através da implementação de uma infraestrutura adequada à sua prática. Face ao referido crescimento e procura da prática de atividades náuticas de lazer, a par do aumento de atletas e apoio às escolas do concelho na componente de formação e ocupação dos tempos livres, as atuais instalações são exíguas, tornando-se necessária uma intervenção de ampliação e adaptação das instalações capaz de promover uma melhor resposta às exigências atuais.

    Ficha de projeto

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