XV Feira de Artesanato de Ponte de Lima de 6 a 8 de julho na Expolima

29 Junho 2012
A XV edição da Feira de Artesanato de Ponte de Lima, organizada pela P. L. Arte - Associação de Artesãos de Ponte de Lima em parceria com o Município de Ponte de Lima, realiza-se de 6 a 8 de julho, na Expolima. A par da divulgação e promoção do...
A XV edição da , organizada pela P. L. Arte - em parceria com o , realiza-se de 6 a 8 de julho, na Expolima.

A par da divulgação e promoção do artesanato do Concelho, este certame visa ainda incentivar e motivar a atividade dos artesãos, que trabalham para valorizar a sua arte, confecionando novos produtos que simbolizam as características de cada região.

A presente edição vai contar com 11 expositores do concelho e 15 de outras regiões do país e de acordo com a Associação de Artesãos de Ponte de Lima 80% dos artesãos vão trabalhar ao vivo durante o evento.

O artesanato de Ponte de Lima vai estar representado através do Granito, Tecelagem de linho artesanal, Tecelagem de Trapo artesanal, Tamancaria, Lenços de namorados, Palmito limiano, Trabalhos em trapilho (bonecas e bolsas), Bijuterias simples e com massa fimo, Artesanato urbano, Brasões, Pintura em madeira e porcelana, Bordados Ponte de Lima em pontos, Bordados tradicionais e Compotas Doce Lagoa.

Os expositores que vêm de outras regiões, apresentam Trabalhos feitos em cortiça, Arte sacra, Pintura em tecido, Flores de sabonete, Agasalhos da Serra da Estrela, Alfaias agrícolas em madeira entre outros, Arranjos florais, Relógios de raízes, Trajes regionais, Erbanária (produtos naturais), Compotas, Carteiras e calçados, Trabalhos feitos em macramê, Velas artesanais e Bolsas feitas com câmara de ar.

A par da exposição e venda, a Feira de Artesanato de Ponte de Lima, apresenta um programa de animação popular ao som das tradicionais Concertinas.

No primeiro dia, a música das concertinas será da Associação de Tocadores de Concertinas de Ponte de Lima, decorrendo às 21h30 o 3º Encontro de Tocadores de concertina da .

No sábado, ao longo da tarde a animação está a cargo do Grupo Cantares da Ponte, e o serão musical conta com o espetáculo de Zézé Fernandes.

O Grupo de Bombos de Arcozelo, o Grupo de Bombos da Montanha e o Grupo de Música Popular da Feitosa, fazem a festa no último dia da feira.

A feira de Artesanato de Ponte de Lima, é inaugurada sexta-feira, dia 6 de julho às 19h30 horas, encerrando às 24 horas. Durante o fim de semana a Feira abre às 10 horas.