RUARTE 2012 – Festival de Teatro de Rua de Ponte de Lima | 29 de junho a 1 de julho

27 Junho 2012
O Município de Ponte de Lima em parceria com a Associação Cultural Unhas do Diabo, promove a II edição do RUARTE - Festival de Teatro de Rua de Ponte de Lima, entre os dias 29 e 30 de junho e 1 de julho. Na sequência do êxito alcançado o ano...

O Município de Ponte de Lima em parceria com a , promove a , entre os dias 29 e 30 de junho e 1 de julho.

Na sequência do êxito alcançado o ano passado, as ruas, praças e avenidas do centro histórico e margens do rio lima transformam-se com o decor do festival.

Este Festival de Teatro de Rua tem como objetivo, conceber um espetáculo único, com o claro propósito de animação e criação de públicos para esta vertente teatral. Por outro lado, visa promover o património artístico e arquitetónico de Ponte de Lima, em particular o centro histórico como cenário natural e privilegiado para representações teatrais, levando o teatro ao encontro das pessoas, promovendo a rua como espaço cénico e dramático.

A peça Lenda "Unhas do Diabo" , vai abrir esta II edição do RUARTE, no dia 29 de junho, a partir das 22 horas. A encenação, mais uma vez, está a cargo de Dantas Lima, que concebeu uma estrutura dramatúrgica digna de um desafio de "Ulisses". Para além do grupo de teatro "UNHAS DO DIABO", colaboram um conjunto de parcerias fundamentais que irão, com certeza, tornar a representação única, tentando, desta forma, envolver a comunidade bem como desafiar instituições que tradicionalmente não têm por ofício o Teatro, numa tentativa de criar linguagens novas, mais apelativas e emotivas (GACEL, GORILAS, CORO ACADÉMICO DA UNIVERSIDADE DO MINHO e ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO E LAZER DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO).

O programa inclui as seguintes peças:

30 de junho / sábado

"O problema do corvo"
Grupo de Teatro: Partículas Elementares
Local: Capela das Pereiras / Horas: 16 Horas / M/4

"NUSQUAM"
Grupo de Teatro: Teatro do Mar
Local: Largo de Camões / Horas: 22 Horas / TODOS

"Ponto de Fuga"
Grupo de Teatro: Associação Cultural Radar 360º
Local: Rua Formosa / Horas: 00 Hora / TODOS

1 de julho / domingo

"Largo das Histórias"
Grupo de Teatro: Verónica Magalhães (contador de histórias)
Local: Largo da Picota / Horas: 12 Horas / M/4

"Sin Remite"
Grupo de Teatro: Los Kikolas (Burgos - Espanha)
Local: Passeio 25 de Abril / Horas: 16 Horas / TODOS

Música Medieval
Grupo de Teatro: Al Medievo
Local: Junto à Torre da Cadeia Velha / Horas: 18 Horas / TODOS

"Auto da Floripes"
Grupo de Teatro: Núcleo Promotor Barroselas/Mujães/Vila de Punhe
Local: Rua Cardeal Saraiva / Horas: 21 Horas / TODOS

Ao longo dos dias o centro histórico será animado por grupos de bombos, música medieval e arautos medievais.