5º Concurso Regional de Raça Holstein Frísia do Alto Minho inserido na 22ª Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais de Ponte de Lima

16 Maio 2012

O 5º Concurso Regional de Raça Holstein Frísia do Alto Minho, realiza-se em Ponte de Lima, no dia 17 de junho, numa organização conjunta do Município de Ponte de Lima e da Coopalima - Cooperativa Agrícola dos Agricultores do Vale do Lima, com o...

O , realiza-se em Ponte de Lima, no dia 17 de junho, numa organização conjunta do Município de Ponte de Lima e da - Cooperativa Agrícola dos Agricultores do Vale do Lima, com o apoio técnico da Associação Portuguesa dos Criadores da Raça Frísia (APCRF) e da Associação de Apoio à Bovinicultura do Norte (ABLN), e .

Este concurso integra-se no programa oficial da , evento a decorrer de 15 a 17 de junho e que promove dois dos mais importantes setores da essência da nossa economia , os produtos regionais e o .

Os animais concorrentes estarão em exposição a partir do dia 15, até ao domingo, 17 de junho, dia do 5º Concurso Regional da , a partir das 14h00, durante o qual será escolhido o melhor exemplar da raça bovina.

Com caraterísticas muito próprias, este concurso tem como objetivo dinamizar e promover o sector agropecuário da região, e em simultâneo promover a atividade dos agricultores e das suas explorações.

O júri avalia as caraterísticas morfológicas dos bovinos da Raça Holstein Frísia e o progresso que se tem verificado no seu desenvolvimento genético. Premiar a seleção e o apuramento genético da raça Frísia, é o que se pretende com este concurso, para o qual o animal é treinado e preparado para participar.

O Concurso Regional da Raça Holstein Frísia é dividido em seções, estando previstos prémios monetários para os melhores classificados. Podem inscrever-se criadores aderentes ao Livro Genealógico Português da Raça Frísia, com os animais registados naquele livro, com a Genealogia conhecida e com quota leiteira atribuída. Apenas poderão participar animais provenientes de explorações leiteiras com sede nos distritos de Viana do Castelo e Braga.

As inscrições encontram-se abertas até 1 de junho e devem ser efetuadas através de um impresso próprio, disponível na Associação p/ o Apoio à Bonivicultura Leiteira do Norte - através do email: abln@mail.telepac.pt - (252 623 227) ou na Coopalima - Cooperativa Agrícola de Agricultores do Vale do Lima - coopalima@sapo.pt (258 900 000).

Em simultâneo à realização deste concurso, será instalada uma sala de ordenha, toda equipada, exemplificando todo o processo da ordenha do leite e as fases de recolha, no sentido de mostrar aos visitantes e aos mais pequenos como é que se produz o leite.