Concertos de inverno - Banda de Música de Moreira do Lima

13 Janeiro 2010
Divulgar e Promover a música Filarmónica é o principal objetivo dos Concertos de inverno. Iniciativa promovida em parceria entre o Município de Ponte de Lima e as Bandas Filarmónicas do Concelho de Ponte de Lima.

A Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima atua no próximo domingo, dia 17 de janeiro, no .

Fundada em 1824, a Banda de Moreira do Lima, é uma das mais antigas do Concelho. Reza a história, que em tempos existiam duas bandas de música na Freguesia de Moreira. As duas bandas rivais, alimentavam aceso despique entre os músicos e contribuíam para a força musical da terra. Cansados com tanta discórdia, as autoridades locais decidiram atuar. Assim, em 1938, o administrador do Concelho, decidiu executar a apreensão instrumental, uma vez que os instrumentos eram a causa mais próxima das disputas e desordens.

Com a formação da Casa do Povo de Moreira do Lima, a banda renasce com o novo nome: Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima. Apesar das dificuldades económicas, que não chegavam para pagar a renda da sala de ensaios, estes passaram a decorrer na mercearia da aldeia, propriedade do Maestro da banda, Daniel Leones. A música fazia parte dos movimentos da mercearia.

A partir da década de quarenta, a Banda passou a tocar em muitos lados, percorreu muitas terras. Corria o ano de 1975, a banda começa a dar sinais de declínio, que se agravam com a morte do Maestro.

O regresso da banda, ocorre nos anos 80, com o apoio da Junta de Freguesia e da Direção da Casa do Povo e de toda a população. Atualmente a Banda conta com 65 músicos, amadores e profissionais de Moreira do Lima e de várias localidades vizinhas, efetuando cerca de 30 a 42 atuações durante o ano por vários pontos do País.

Os "" decorrem durante o mês de janeiro, no Teatro Diogo Bernardes, a partir das 15 horas.

A entrada é livre. Reservas pelo Telef: 258 900414 ou teatrodb@cm-pontedelima.pt.