Feira do Ambiente e Energias - Município aposta numa política ambiental sustentável

15 Fevereiro 2012
Como forma de preservar e valorizar as potencialidades naturais do concelho, o Município tem apostado numa política ambiental sustentável, tendo já adquirido notoriedade pelas medidas de preservação e conservação dos recursos endógenos.
Como forma de preservar e valorizar as potencialidades naturais do concelho, o Município tem apostado numa política , tendo já adquirido notoriedade pelas medidas de preservação e conservação dos recursos endógenos.

O exemplo mais recente foi a realização da 1ª , que decorreu no último fim de semana, na . Esta iniciativa surge na sequência da adesão do ao , que expressa um conjunto de objetivos, dos quais se destaca a promoção de um certame dedicado ao ambiente e às energias renováveis.

Como promotor do evento, o Município lançou o desafio a outros parceiros, nomeadamente à , , e , que dinamizaram a 1ª Feira do Ambiente e Energias de Ponte de Lima, cujo objetivo visou mostrar soluções para a eficiência energética de cada habitação e reduzir os impactos negativos no nosso planeta.

O balanço final do evento é muito positivo, segundo os cinquenta expositores presentes na feira. Os expositores que participaram nesta feira foram maioritariamente empresas do concelho, que têm desenvolvido um trabalho enérgico em prol da implementação das energias renováveis, reforçando desta forma a imagem de Ponte de Lima, como um exemplo na preservação e defesa do meio ambiente.

A par dos negócios, foi proveitosa a promoção e divulgação dos seus serviços e equipamentos, aos milhares de visitantes, cerca de 4 mil, que passaram pela feira.

Não faltaram os ateliês e as demonstrações de equipamentos ambientalmente sustentáveis, com um espaço dedicado à mobilidade sustentável, onde os visitantes puderam desfrutar e experimentar alguns dos veículos mais "amigos do ambiente" atualmente no mercado. Houve também uma área vocacionada para empresas com produtos, equipamento e serviços que dinamizam a prevenção, reciclagem e valorização dos resíduos. A feira ofereceu ainda uma campanha de troca de lâmpadas economizadoras já usadas, por lâmpadas novas.

Sendo um exemplo em termos de educação ambiental, Ponte de Lima apostou na Feira do Ambiente e Energias, como forma de sensibilizar a comunidade para a importância de diminuírem o consumo energético, exemplificando e aconselhando que tipo de comportamentos devemos adotar no nosso dia a dia mas que no futuro serão muito significativos na fatura energética.