Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova proposta de adesão ZIF Lima-Vez - Reunião de Câmara de 6 de fevereiro

Autarquia
14 Fevereiro 2012
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou na reunião realizada a 6 de fevereiro a proposta de adesão à Zif Lima - Vez, projecto dinamizado pela Associação Florestal do Lima.
A de Ponte de Lima aprovou na a proposta de adesão à ZIF Lima-Vez, projeto dinamizado pela .

A Câmara Municipal aderiu a , com Prédios Rústicos, de que é proprietária e cuja ocupação maioritariamente é florestal. A Zif Lima-Vez abrange freguesias dos concelhos de Ponte de Lima e Arcos de Valdevez, sendo as do concelho limiano, aquelas que se localizam a norte do , nomeadamente Arcos, Arcozelo, Bárrio, Bertiandos, Brandara, Cabração, Calheiros, Cepões, Estorãos, Fontão, Labruja, Labrujó, Moreira do Lima, Refóios do Lima, Rendufe, Sá, Santa Comba e Vilar do Monte.

De referir que o conceito de ZIF foi criado com o Decreto-Lei N.º 127/2005 de 5 de Agosto com nova redacção dada pelo Decreto-Lei N.º 15/2009 de 14 de Janeiro, sendo definida como uma área territorial contínua, constituída na sua maioria por espaços florestais, sujeita a um plano de gestão florestal e a um plano específico de intervenção florestal e gerida por uma única entidade.

Entende-se por ZIF uma área florestal contínua, pertencente a vários proprietários que se organizam para procederem à gestão e defesa comuns do seu património florestal, apoiados por uma entidade gestora com capacidade técnica adequada para a prossecução desses objectivos.

Aprovada pelo executivo municipal, a medida será submetida para apreciação à próxima .

Consulte: