Biblioteca Municipal de Ponte de Lima apresenta a obra 'A Retirada de Guileje'

10 Fevereiro 2012
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima apresenta no dia 17 de fevereiro, às 18h30, a obra "A Retirada de Guileje", da autoria do Cor. Art.ª Alexandre Coutinho e Lima.
A de Ponte de Lima apresenta no dia 17 de fevereiro, às 18h30, a obra "A Retirada de Guileje", da autoria do .

Natural de Viana do Castelo, o autor frequentou a Escola de Exército, hoje Academia Militar, sendo oficial da Arma de Artilharia desde 1957, com a especialização de Observador Aéreo.

"" relata as operações militares que as Forças Armadas Portuguesas desenvolveram de 1961 a 1974 nos territórios sob administração de Portugal em Angola, Guiné e Moçambique, e que ficarão para a História como as Últimas Campanhas do Império. A obra remete-nos para o episódio ocorrido na noite de 21 para 22 de maio, quando o Major Coutinho e Lima, Comandante do Comando Operacional de Guileje, zona conhecida como "corredor de Guileje, especialmente pela implantação de minas e armadilhas e execução de fogos de retaliação", decide abandonar Guileje, não conseguindo transmitir essa decisão ao seu Comando por falta de comunicações.

Esta decisão determinou a sua prisão preventiva em prisão fechado e a ordenação de um Auto de Corpo de Delito, de acordo com o Código de Justiça Militar então em vigor.

O Major Coutinho e Lima esteve preso durante 1 ano. Nunca foi julgado, pelo que não foi considerado culpado ou inocente pela decisão que tomou, enquanto comandante de tropa em operações.

O agora Coronel de Artilharia, nunca se conformou com o facto de os seus atos não terem sido julgados e relata-nos no livro que publica "A Retirada de Guileje - 22 de maio de 1973", a sua história desses tempos.