“A Agro-silvo-pastorícia na viabilidade dos Espaços Classificados” – Apresentação do Projeto na Antiga Cooperativa do Vale do Rio Estorãos

17 Dezembro 2009
O Município de Ponte de Lima apresenta no próximo dia 18 de dezembro, a partir das 14 horas, o Projeto "A Agro-Silvo-Pastorícia na viabilidade dos Espaços Classificados", realizado ao abrigo de uma candidatura cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2-O Novo Norte) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no valor global de 237.056€.

No âmbito desta candidatura foram desenvolvidas várias ações, das quais destacamos a a aquisição e recuperação das antigas instalações da Cooperativa Agrícola do Vale do Rio Estorãos, a promoção/valorização do uso e ocupação do solo de acordo com os objetivos de gestão do espaço classificado e a criação do Grupo de Ação Local, cuja missão incluiu a reunião de informação e conhecimento no âmbito das atividades humanas desenvolvidas na Área Protegida, o estudo de alternativas rentáveis à atual forma de exploração dos recursos, a promoção de ações de demonstração de novas culturas e técnicas de produção, a criação de uma exposição sobre as atividades humanas desenvolvidas no espaço e os serviços ambientais que se lhes encontram associados e, a edição de um Manual de Boas Práticas Agro-Silvo-Pastoris para a área de intervenção.

Tal como previsto no documento de apresentação da candidatura que agora termina, com uma execução física e financeira de 100%, o Município de Ponte de Lima desenvolverá um conjunto de ações, onde se incluem parcerias, com o objetivo de conferir continuidade ao trabalho iniciado procurando devolver à antiga Cooperativa Agrícola do Vale do Rio Estorãos a dinâmica de outrora, com as devidas ressalvas, nomeadamente como um polo de desenvolvimento rural, fomentando e criando condições para o desenvolvimento sustentável das atividades agro-silvo-pastoris, através de ações direcionadas para a valorização social e económica dos produtores e para a adoção, por parte destes, de métodos e técnicas que se coadunem com os objetivos de gestão dos espaços classificados.

A apresentação do projeto vai decorrer nas instalações da Antiga Cooperativa do Vale do Rio Estorãos, a 18 de dezembro a partir das 14 horas.

14:00h - Sessão de Abertura
Vereadora da Câmara Municipal de Ponte de Lima Engª Estela Almeida

14:15h - A agro-silvo-pastorícia na gestão de espaços classificados
Importância dos sistemas agro-silvo-pastoris para a gestão de Espaços Classificados

(Eng.º Joaquim Alonso - Escola Superior Agrária de Ponte de Lima)
Recursos Genéticos, sua importância e conservação: o caso do Milho
(Eng.ª Filomena Rocha - Banco Português de Germoplasma Vegetal)
Diversificação da alimentação animal e adoção de novas práticas de cultivo na A.P.
(Eng.º Pedro - Associação Portuguesa Dos Criadores de Bovinos, Raça Galega/Minhota)