Dia Mundial da Terra - Inauguração dos Hotéis de Insetos da Quinta Pedagógica de Pentieiros

21 Abril 2023

O Dia Mundial da Terra é comemorado, anualmente, no dia 22 de abril. Esta data é muito importante para o Serviço Área Protegida, uma vez que pretendemos alertar para a necessidade urgente, de preservar os recursos naturais e ter cada vez mais comportamentos e atitudes, conscientes e sustentáveis. É uma missão global, por isso, muitos países já se associam às comemorações deste dia, de forma a alertar as populações para o desafio que todos temos de abraçar, o de Proteger o Nosso Planeta Terra, o único que temos para Viver! Já em 1970, ano em que se comemorou pela primeira vez esta data, havia a preocupação com a salvaguarda dos recursos naturais e hoje em dia, esta preocupação torna-se ainda mais relevante, devido também, ao aumento do impacte dos efeitos das Alterações Climáticas, a que todos temos assistido.

Este dia é, assim, dedicado por nós, a fazer algo pelo nosso Planeta, por isso e porque acreditamos que promover a biodiversidade é fundamental, construímos um conjunto de 8 “Hotéis de Insetos”, no Campo de Plantas Aromáticas e Medicinais da Quinta de Pentieiros, de forma a que uma infinidade de insetos possam encontrar abrigo para viver, se reproduzir e hibernar. Pretendemos incentivar à polinização, tão importante para promover a biodiversidade e assegurar a nossa sobrevivência neste Planeta.

No Jardim de cada Hotel foram colocadas diferentes espécies de plantas/flores, uma vez que também pretendemos “investigar” qual o tipo de espécies de insetos que são atraídos para aquele Hotel.

O objetivo é, daqui a um ano, no Dia Mundial da Terra, em 2024, atribuir estrelas aos nossos Hotéis, conforme a diversidade de insetos que forem atraídos a viver nesse Hotel, ao longo do ano.

Cada Hotel terá então as suas estrelas, conforme a diversidade que apresentar!

Hoje participaram nas comemorações desta data tão importante, alunos do Centro Educativo da Feitosa, do Centro Educativo das Lagoas e do Centro Educativo da Ribeira. Para além da equipa do Serviço Área Protegida, esteve presente a Sara Cardoso, uma investigadora na área dos insetos.

Os mais novos, para além de visitarem os Hotéis, conhecerem a sua utilidade e função, puderam observar insetos vivos ali apresentados e conhecer diferentes formas de os libertar, como exemplo, nos casamentos: em vez de libertar balões, libertar borboletas! E em vez de fogo de artifício libertar pirilampos, como forma de também neste tipo de festa, mostrarmos como podemos ter uma atitude menos consumista e mais amiga do ambiente.

21abril2023_diaterra_2
21abril2023_diaterra_4