Ponte de Lima regista uma evolução positiva do indicador Per Capita do poder de compra

26 Janeiro 2012
Será fundamental, no contexto das políticas de desenvolvimento municipal, entender o esforço que a autarquia tem realizado para a criação de condições vantajosas para o investimento, nas quais irá certamente continuar a apostar. Infelizmente no para 2012 foi decidido retirar aquilo que se mostrava como um atrativo fundamental à instalação das empresas, falamos dos Benefícios Fiscais à Interioridade cuja Lei foi revogada, contrariamente ao que seria desejável em termos de medidas de incentivo ao crescimento económico. O Município de Ponte de Lima decidiu, no entanto, manter aqueles benefícios que dependem unicamente de decisão dos órgãos municipais. A criação de emprego resulta, incontestavelmente e incontornavelmente, da capacidade de investimento de iniciativa privada.

Apesar dos valores indicados no Estudo sobre o 2009 não se mostrar ainda como o cenário ideal e desejável, estamos a trabalhar e acreditamos nessas metas.

Será importante observar nesse Estudo as posições assumidas no distrito ao nível do IpC () e do PPC (, que reflete o peso do poder de compra de cada município - que decorre do Indicador Per Capita - no total do país). Se ao nível do IpC Ponte de Lima assume a 6ª posição do distrito, já no que diz respeito ao PPC ocupa a 2ª posição, largamente destacados do 3.º lugar.

Por outro lado, deverá ser dada especial atenção à evolução dos dados. Só através dessa perspetiva é que poderemos constatar de que forma estamos a evoluir, ou regredir. Tal mostra-se possível através da comparação com os valores do Estudo realizado em 2007 também pelo INE.

A evolução positiva entre 2007 e 2009, que poderia quanto a nós ser ainda mais acentuada se fossem considerados dados mais recentes, mostram que estamos no caminho certo. O Município acredita que sim. Ponte de Lima foi o segundo concelho a registar uma evolução mais significativa quanto ao IpC (Indicador Per Capita) e o primeiro no que diz respeito ao PPC (Percentagem de Poder de Compra).

Existem ainda outros dados que importa referir no presente contexto tais como a taxa de desemprego do concelho no final de 2011 (10,56%) ser inferior à do país tendo-se verificado mesmo uma redução, contrariamente ao panorama nacional, pois era de 10,77% no início do ano passado.

Constata-se ainda que, juntamente com Viana do Castelo, Ponte de Lima configura de forma mais determinante a valência do distrito no que respeita à população ativa (Fonte: INE, e 2001). Que a taxa de atividade é a 2ª mais alta do distrito, apenas superada por Viana do Castelo. Ocupando ainda o segundo lugar do distrito no que diz respeito ao número de empresas (89) e postos de trabalho criados (344) durante 2011 (Fonte: Segurança Social).