Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Ponte de Lima regista uma evolução positiva do indicador Per Capita do poder de compra

Economia
26 Janeiro 2012
Será fundamental, no contexto das políticas de desenvolvimento municipal, entender o esforço que a autarquia tem realizado para a criação de condições vantajosas para o investimento, nas quais irá certamente continuar a apostar....
Será fundamental, no contexto das políticas de desenvolvimento municipal, entender o esforço que a autarquia tem realizado para a criação de condições vantajosas para o investimento, nas quais irá certamente continuar a apostar. Infelizmente no para 2012 foi decidido retirar aquilo que se mostrava como um atrativo fundamental à instalação das empresas, falamos dos Benefícios Fiscais à Interioridade cuja Lei foi revogada, contrariamente ao que seria desejável em termos de medidas de incentivo ao crescimento económico. O Município de Ponte de Lima decidiu, no entanto, manter aqueles benefícios que dependem unicamente de decisão dos órgãos municipais. A criação de emprego resulta, incontestavelmente e incontornavelmente, da capacidade de investimento de iniciativa privada.

Apesar dos valores indicados no Estudo sobre o 2009 não se mostrar ainda como o cenário ideal e desejável, estamos a trabalhar e acreditamos nessas metas.

Será importante observar nesse Estudo as posições assumidas no distrito ao nível do IpC () e do PPC (, que reflete o peso do poder de compra de cada município - que decorre do Indicador Per Capita - no total do país). Se ao nível do IpC Ponte de Lima assume a 6ª posição do distrito, já no que diz respeito ao PPC ocupa a 2ª posição, largamente destacados do 3.º lugar.

Por outro lado, deverá ser dada especial atenção à evolução dos dados. Só através dessa perspetiva é que poderemos constatar de que forma estamos a evoluir, ou regredir. Tal mostra-se possível através da comparação com os valores do Estudo realizado em 2007 também pelo INE.

A evolução positiva entre 2007 e 2009, que poderia quanto a nós ser ainda mais acentuada se fossem considerados dados mais recentes, mostram que estamos no caminho certo. O Município acredita que sim. Ponte de Lima foi o segundo concelho a registar uma evolução mais significativa quanto ao IpC (Indicador Per Capita) e o primeiro no que diz respeito ao PPC (Percentagem de Poder de Compra).

Existem ainda outros dados que importa referir no presente contexto tais como a taxa de desemprego do concelho no final de 2011 (10,56%) ser inferior à do país tendo-se verificado mesmo uma redução, contrariamente ao panorama nacional, pois era de 10,77% no início do ano passado.

Constata-se ainda que, juntamente com Viana do Castelo, Ponte de Lima configura de forma mais determinante a valência do distrito no que respeita à população ativa (Fonte: INE, e 2001). Que a taxa de atividade é a 2ª mais alta do distrito, apenas superada por Viana do Castelo. Ocupando ainda o segundo lugar do distrito no que diz respeito ao número de empresas (89) e postos de trabalho criados (344) durante 2011 (Fonte: Segurança Social).

Voltar
 
- <