Ponte de Lima Celebrou 898 anos no dia 4 de Março – 900 anos do Foral em 2025

07 Março 2023

A Vila de Ponte de Lima comemorou, no passado dia 4 de Março, 898 anos da sua fundação. As cerimónias foram presididas pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que mais uma vez mostrou o seu agrado em participar neste dia tão especial para Ponte de Lima e para os Limianos.

E neste Dia de Ponte de Lima, na sessão solene, foi apresentado o Livro "Rainha D. Teresa – E fez Vila o Lugar de Ponte" – versão aumentada da autoria de Amândio Sousa Vieira. Sendo conhecido o apego que o autor sempre manifestou relativamente à figura da Rainha D. Teresa à fundação da vila de Ponte de Lima, a apresentação da mencionada obra não poderia ter sido agendada para uma ocasião mais adequada que a da Sessão Solene do 4 de Março. Este livro, que agora fica à disposição de todos quantos se interessam por D. Teresa e por Ponte de Lima, é uma versão atualizada e ampliada da primeira edição publicada no ano 2000.

Este ano as comemorações do 4 de março ficaram ainda marcadas pelo lançamento da logomarca dos 900 anos do foral atribuído a Ponte de Lima, ponto de partida para as comemorações a celebrar em 2025. "Encontramos já uma imagem, uma logomarca, para assinalar estas celebrações e foram criadas uma comissão de Honra, presidida pelo Senhor Presidente da República, e uma Comissão Científica, que presidirão a todos os trabalhos e que garantirão o prestígio, a nobreza e a excelência destas comemorações", anunciou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz. "Os próximos tempos, naturalmente com uma maior concentração durante o ano de 2025, trarão aos limianos e a todos os que nos visitam uma série de iniciativas e de manifestações culturais para evocar os nove séculos da nossa História", sublinhou o autarca.

Aludindo à importância desta efeméride, o autarca limiano considerou este 4 de março como um "dia fortemente identitário", destacando que se deve, "sobretudo, vincar a importância da história e das tradições para a coesão territorial a nível concelhio, para a coesão territorial no domínio regional e também para a coesão territorial numa escala mais ampliada, unindo, por exemplo o Norte de Portugal à Galiza".

"Num dia como hoje, em que a Senhora Ministra Ana Abrunhosa nos brinda com a sua presença, e a quem desde já agradecemos, é importante referirmo-nos à coesão territorial, assegurando que o Município de Ponte de Lima tem vindo a fazer desta expressão um cavalo de batalha, uma filosofia para a nossa ação. Procuramos, em todas as ações e empreendimentos que promovemos, que as populações que servimos encontrem à sua disposição as ferramentas indispensáveis para aproveitar ao máximo as características mais distintivas e peculiares da área onde vivemos", registou o presidente da Câmara.

Por sua vez, a Ministra da Coesão Territorial saudou Ponte de Lima pela forma acolhedora com que sempre é recebida, recordando que "Ponte de Lima é um exemplo no esforço que faz na preservação da sua cultura, do seu património, da sua identidade". Ana Abrunhosa considerou que

Ponte de Lima tem "aproveitado bem as verbas" do quadro comunitário 2020 "em prole da qualidade de vida dos seus munícipes".

A governante enunciou alguns dos projetos dinamizados pelo Municipio, nomeadamente "os polos industriais de Calvelo e das Pedras Finas, como forma de atrair e fixar empresas no concelho; o investimento em projetos de dinamização turística; a preservação do património natural; a ligação de cooperação entre o Alto Minho e a Galiza", entre outros.

Estas cerimónias contaram, ainda, com a participação de D. Jesús Gamallo Aller, Diretor Geral de Relações Externas da Junta da Galiza, sendo a sua presença mais uma prova da amizade entre Ponte de Lima e a Galiza e que contribuiu para solenizar este dia.

A sessão solene do 4 de março contou com dois momentos musicais, protagonizados pelo Grupo de Música de Câmara, composto pela soprano Beatriz Patrocínio, tenor Manuel Felgueiras, Danilo Cardozo ao piano, David Felgueiras no saxofone e Francisco Matos no trompete, sob a regência do maestro Nuno Lima da Academia de Música de Ponte de Lima.

De realçar ainda a preciosa colaboração do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, dos alunos da Escola EB 2 e 3 António Feijó e dos Pequenos Actores de Ponte de Lima nos testemunhos sobre o Dia de Ponte de Lima, apresentados no vídeo de lançamento das comemorações dos 900 anos de Ponte de Lima, a celebrar em 2025.

Neste Dia de Ponte de Lima foi, também, inaugurada a exposição de fotografia e pintura intitulada "Caminhos – O Doce no Caminho Português de Santiago", trazida a Ponte de Lima pela Asociación de Amigas e Amigos do Camiño Portugués a Santiago, dinamizada por Celestino Lores, grande impulsionador do Caminho Português e amigo incondicional de Ponte de Lima. A exposição está patente na Torre da Cadeia até 26 de março.

A celebração do Dia de Ponte de Lima 2023 integrou o programa cultural do fim de semana de 3 a 5 de março, que incluiu a inauguração da exposição de aguarelas intitulada "Vem Ver o Lima" da autora Ana Rego na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. No Palacete Villa Moraes realizou-se o 1º Simpósio Internacional de Gastronomia do Alto Minho e na Expolima decorreu a Prova de Paraquedismo para a Taça de Portugal.

Seguindo o costume dos fins de semana gastronómicas, as ruas do centro histórico acolheram no domingo de manhã o Encontro Concelhio de Bombos. Devido às condições climatéricas, o Desfile da Tradição agendado para o início da tarde foi suspenso, tendo já uma nova data, realizar-se-á no domingo, 19 de março, a partir das 14h30, a percorrer o Passeio Sebastião Sanhudo e o Passeio 25 de Abril.

comemoracoes_dia_de_ponte_de_lima_2023_1
comemoracoes_dia_de_ponte_de_lima_2023_2