Casa cheia no lançamento do 8º volume da revista 'Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro!'

09 Dezembro 2022

O Município de Ponte de Lima apresentou, no passado dia 7 dezembro, no salão nobre da Câmara Municipal, o 8º volume da revista "Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro!" que contou, uma vez mais, com casa cheia.

A apresentação da obra esteve a cargo do Professor Doutor Armando Malheiro da Silva, professor catedrático da Universidade do Porto, que resumiu cada um dos artigos que compõem este número, sobre arquivos de família, figuras ilustres e casas nobres do concelho de Ponte de Lima, com fotografias de Amândio de Sousa Vieira. São autores dos artigos Miguel Ayres de Campos-Tovar, Gonçalo Vidal Palmeira, António Barros Cardoso, Abel Rodrigues, Manuel Guilherme Vasconcelos e Álvaro Campelo e, ainda, José Velho Dantas a que coube a recensão da obra “Presidentes da Câmara Municipal de Ponte de Lima (1822-2020).

O Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Vasco Ferraz, realçou a importância desta publicação cultural, intemporal e imemorial, por ser um espaço de recolha de informação e um ponto de partida para outros trabalhos de investigação, bem como reconheceu a prestimosa colaboração "dos autores e investigadores interessados nesta terra e nas nossas gentes, do passado e do presente". O autarca revelou ainda a importância de dar continuidade à edição da revista para "trazer à luz do nosso tempo mais História e mais conhecimento sobre o nosso concelho, apontando sempre para rumo ao futuro, numa ligação intemporal que nos define enquanto povo e nos irá continuar a definir como comunidade, agora que se nos aproximamos cada vez mais dos 900 anos do foral de Ponte de Lima".

Para dar uma maior projeção à produção de conhecimento sobre Ponte de Lima, bem como para chegar a um público mais vasto, para além do suporte tradicional, em papel, a revista estará disponível em formato digital, no endereço: http://journal.cm-pontedelima.pt/.

Trata-se de uma das primeiras publicações periódicas de base científica publicadas por um município em formato papel e eletrónico, constituindo-se o Município de Ponte de Lima como uma referência na valorização e divulgação do conhecimento científico associado ao território e às suas gentes.