Município de Ponte de Lima vê aprovado financiamento do Programa Acessibilidades 360º do PRR para o projeto 'Acessibilidade ao Túnel da Via Foral D. Teresa'

Autarquia
07 Dezembro 2022

Na sequência da aprovação da candidatura apresentada em abril deste ano pelo Município de Ponte de Lima ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Aviso "Acessibilidades 360º N.º 1/C03-i02/2021", foi assinado no passado dia 3 de dezembro pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz, em cerimónia promovida pela Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dr.ª Ana Sofia Antunes, o respetivo Termo de Aceitação. O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.) é a entidade intermediária para esta tipologia de fundos do PRR.

O projeto em causa, com a designação de "ACESSIBILIDADE AO TÚNEL DA VIA FORAL D. TERESA" irá contribuir de forma direta para a concretização dos objetivos e prioridades do PIVP - Programa de Intervenção nas Vias Públicas, na medida em que promove a acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada no acesso e utilização do espaço público, com o objetivo de garantir intervenções na melhoria das acessibilidades nos espaços públicos de circulação e mobilidade. Neste caso em particular, a construção da "Acessibilidade ao Túnel da Via Foral D. Teresa, e do novo passeio que ladeia a via foral D. Teresa", permitirá ultrapassar um dos maiores entraves à mobilidade urbana do local, possibilitando o acesso a zonas de serviços, comércio e equipamentos da maior importância no espaço urbano da Vila de Ponte de Lima.

O investimento, estimado em cerca de 222.000,00€, com apoio financeiro de 192.935,00€ dos fundos europeus, irá permitir requalificar o acesso ao túnel existente através da criação de uma rampa. Irá também ser redefinido o passeio público ao longo da Via do Foral, com a criação de uma cortina verde que ocupará a sobrelargura da Estrada Nacional. O projeto procura incorporar este espaço público na rede de percursos acessíveis da Vila de Ponte de Lima, estabelecendo a interligação pedonal entre o maior loteamento urbano da Vila, os maiores equipamentos escolares, centro comercial, tribunal, um parque de estacionamento e um equipamento desportivo e de lazer público, com vista à obtenção da maior inclusão de pessoas com mobilidade reduzida e deficiência visual.