Ouro para Ponte de Lima – Campeonato Mundial de Maratonas de Canoagem

03 Outubro 2022

Ponte de Lima consolidou o título como Capital Mundial da Canoagem, ao acolher o Campeonato Mundial de Maratonas de Canoagem, que encerrou no domingo, 2 de outubro, com o ouro alcançado pela dupla portuguesa, Fernando Pimenta e José Ramalho, em K2 sénior masculino.

Reconhecido como o “melhor Campeonato de Mundo de Maratonas de sempre”, pela Federação Internacional de Canoagem, numa parceria entre o Município, o Clube Náutico de Ponte de Lima e a Federação Portuguesa de Canoagem, marcaram presença os melhores atletas mundiais desta especialidade.

Fernando Pimenta, Campeão Olímpico, conquistou dois títulos na sua terra natal. Campeão do mundo K1 Short Race sénior masculino e campeão do mundo em K2 sénior masculino, em parceria com José Ramalho, protagonizaram “momentos únicos e que ficam para sempre na nossa história”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz, salientando a qualidade do evento desportivo que se realizou na última semana na Vila Mais Antiga de Portugal.

Para Fernando Pimenta e José Ramalho esta medalha de ouro neste campeonato mundial de maratonas em Ponte de Lima, tem um sabor especial, “é um sonho que se cumpre”, ambos são naturais do Minho e contaram com o apoio de milhares de pessoas que invadiram Ponte de Lima para apoiar os canoístas.

Recorde-se as conquistas de atletas Limianos. Nuno Barros alcançou o título de campeão do mundo, em C1 Master Masculino 40-44anos.

As atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima Beatriz Fernandes e Ana Barreiros Pereira conquistaram a medalha de ouro e bronze respetivamente, em C1 júnior feminino.

Ao longo do evento o número de espectadores foi sempre crescendo, apoiando dia após dia os atletas, confirmando a dimensão deste acontecimento desportivo, com impacto mundial, tendo em conta os cerca de 900 canoístas presentes, provenientes de 36 países, concedendo visibilidade ao nosso território, e consequentemente dinamizando a economia local, gerando receitas num valor 10 vezes superior ao investido pelo Município

No final a Federação Portuguesa de Canoagem e a Federação Internacional de Canoagem declararam o seu agrado pela competição, considerando que foi a melhor de sempre, reconhecendo que a escolha de Ponte de Lima para a realização deste Mundial reflete, de certa forma, uma confiança na capacidade organizativa Limiana, com uma longa tradição na canoagem e com um clube de referência, o Clube Náutico de Ponte de Lima, que aqui nasceu, há 31 anos, e que ao longo dos anos tem vindo a afirmar-se como o maior clube português de canoagem.