Helberto Helder relembrado em 'Memórias Literárias' de Ponte de lima

26 Setembro 2022

Dando continuidade à promoção do projeto "Memórias Literárias" o Município de Ponte de Lima prossegue a sua aposta na disseminação da memória, da herança e identidade culturais locais, nacionais e estrangeiras.

São escritores os protagonistas deste programa literário, dinamizado pela Biblioteca Municipal, e o escolhido desta edição será o nome daquele que é considerado, por muitos, o maior nome da poesia portuguesa da segunda metade do século XX. Vamos dar a conhecer a vida e obra de Herberto Helder e compreender a lucidez, o desassombro e a ironia transposta para o contexto poético português contemporâneo.

Autor de uma obra que é "um universo inteiro", Herberto Helder foi sempre avesso à exposição pública, recusando todos os mecanismos de mediatização, entrevistas, fotos, prémios, conferências. Esta é a oportunidade de mostrar o universo de um poeta genial, misterioso, visionário, trabalhador incansável das metáforas e dos símbolos, mais voltado para os enigmas da vida do que para o banal quotidiano, consensualmente amado, mas não tão lido quanto a sua obra merecia. Um poeta que viveu para o ofício poético e que estendeu a língua portuguesa a uma nova exuberância.

Associe-se a este tributo, visite a Biblioteca Municipal e encontre a mostra biobliográfica que relembra o poeta e o homem enigmático.