Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima – Programação de Maio

28 Abril 2022

Em maio, a programação cultural do Teatro Diogo Bernardes assenta em duas linhas programáticas: na temática da Língua Portuguesa (5 de maio é o Dia Mundial da Língua Portuguesa), com especial destaque para a obra de José Saramago, no âmbito das comemorações do 100º aniversário do seu nascimento, e no questionar e refletir sobre as identidades e direito à diferença tendo por mote a luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (17 de maio é o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia).

Pela primeira vez em Ponte de Lima e no Teatro Diogo Bernardes atuará uma das figuras maiores do teatro do nosso país, o consagrado ator Ruy de Carvalho.

Sob a temática da Língua Portuguesa, destacam-se os espetáculos: JP Coimbra e João Reis “De tanto procurar ainda me encontro” (Coleção Batimento), no dia 7 de maio, pelas 21h30. JP Coimbra privilegia o texto livre aprofundando a ambiguidade entre a poesia e a prosa, entre o real e o imaginário. A seu lado, neste exercício está o ator João Reis, amplificando a palavra, soltando os seus meandros, trazendo tudo à superfície; Filipa Tavares com “Os Poemas Possíveis”, Poesia de José Saramago, no dia 13 de maio, pelas 21h30. Neste espetáculo Saramago é cantado em fado, assim como em canções originais, de sonoridade contemporânea, em comemoração do seu centenário e da língua e canção portuguesas. Na Dança, realça-se o espetáculo “Ensaio sobre a Cegueira” de José Saramago, pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora, no dia 14 de maio, pelas 21h30. “Ensaio sobre a Cegueira”, resulta do culminar de um percurso de experimentação coreográfica, em torno do comportamento humano em situações de crise e violência. Os conflitos interiores, o medo, o individualismo como forma natural de existir, as questões éticas e morais associadas ao comportamento em sociedade, elencam a natureza comportamental dos intérpretes.

No questionar e refletir sobre as identidades e direito à diferença, tendo por mote a luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia: no teatro, tem especial realce o espetáculo de “Damas da Noite, Uma Farsa de Elmano Sancho”, por Loup Solitaire, no dia 20 de maio, pelas 21h30m. Nesta peça explora-se a presença ou ausência de fronteiras entre realidade e ficção, ator e personagem, homem e mulher, teatro e performance, tragédia e comédia, original e cópia, interior e exterior. No Cruzamento Disciplinar, destaca-se o espetáculo “Tema e Variações”, pela Companhia de Artes Performativas “Em Movimento” da Delegação de Ponte de Lima da APPACDM, no dia 6 de maio, pelas 21h30. A partir das palavras e ritmos de Shakespeare e António Variações, o momento é construído por pessoas que também têm muito para dizer. Existir no agora e partilhar com o mundo as emoções, os pensamentos, a(s) nossa(s) história(s): estar à Margem, ser a Margem, definir a Margem. No Novo Circo evidencia-se o espetáculo “Cir-K”, pela Companhia Oliveira e Bachtler, no dia 27 de maio, pelas 21h30. Cir-k é uma revitalização do circo clássico sobre uma perspetiva moderna com temáticas sociais como a identidade de género, o narcisismo, alcoolismo e conflitos de poder expõe-se assim para o espaço cénico o mundo interior e exterior destes malabaristas, acrobatas, contorcionistas, trapezistas e clowns que habitam as pistas de circo.

No Teatro, no mês de maio, tem especial destaque o espetáculo “A Ratoeira” com o consagrado ator Ruy de Carvalho no elenco, pela Yellow Star Company, no dia 28 de maio, pelas 21h30, um dos policiais mais emocionantes de Agatha Cristhie. Um casal recém-casado que explora uma pensão e um grupo de desconhecidos está preso na pensão durante uma tempestade de neve, um dos quais é um assassino. Quando uma das hóspedes, aparece morta no hotel, a suspeita recai de imediato sobre um jovem hóspede. Após um minucioso questionário levado a cabo pelo detetive, fica evidente que o assassino pode ser qualquer um deles, inclusive os donos da pensão.

Na Música, salientam-se os espetáculos Domingos em Banda, pela Banda Musical de S. Martinho da Gandra, dia 15 de maio, pelas 16h00 e os “Concertos Didáticos, Os Segredos Beethoven”, pela Escola Profissional Artística do Alto Minho, no dia 25 de maio, em duas sessões exclusivas para público escolar, pelas 10h00 e 11h00. Neste concerto, a Orquestra Júnior da ARTEAM promoverá uma abordagem à linguagem musical de Beethoven, revelando alguns segredos e aspetos emblemáticos da monumentalidade da sua obra.

Ainda na Música, realizam-se, como já vem sendo hábito, os espetáculos “Há…Jazz no TDB”, pela Escola de Jazz do Porto, nos dias 4 e 18 de maio, pelas 21h30.

Igualmente no Teatro, salienta-se o espetáculo “O Capuchinho”, pelo Teatro Plage, direcionado à faixa etária para bebés, dia 21 de maio, em duas sessões, pelas 11h00 e 15h30. A Capuchinho-bailarina, em seu singular percurso, dança ao luar com o lobo mentiroso, na floresta que também é a casa da avó de boca tão grande que afinal era o lobo, que não era assim tão mau, mas que tinha fome. O caçador ouve o grito e não mata, mas salva.

Todos os bilhetes para os nossos eventos podem ser adquiridos na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes, de segunda a sexta-feira no horário normal de funcionamento ou então online no site da BOL – teatrodiogobernardes.bol.pt.

Viva e apoie a Cultura! Venha ao Teatro Diogo Bernardes.