Livro 'Sarrabulho de Ponte de Lima: A Gastronomia da Tradição | The Gastronomy of Tradition', representará Portugal na final do Gourmand World Cookbooks Awards 2011, em Paris

15 Dezembro 2011
O livro "Sarrabulho de Ponte de Lima: A Gastronomia da Tradição | The Gastronomy of Tradition", coordenado por Nuno Vieira e Brito, atual Diretor-Geral de Alimentação e Veterinária e Ana Paula Vale, Professores da Escola Superior Agrária de Ponte..
O livro , coordenado por Nuno Vieira e Brito, atual Diretor-Geral de Alimentação e Veterinária e Ana Paula Vale, Professores da de Ponte de Lima (), coadjuvados, a nível de equipa técnica, por Eduarda Oliveira e Gabriela Candeias, apresentado a público no passado dia 5 de fevereiro de 2011, acaba de vencer a primeira fase da edição de 2011, na categoria de Cozinha Local (Local Cuisine), como livro português que irá disputar a final do concurso Gourmand World Cookbooks Awards, que se realiza, anualmente, em Paris, sendo a decisão final anunciada naquela cidade no próximo dia 6 de Março de 2012, em cerimónia a realizar do Teatro Les Folies Bergère.

A obra, edição conjunta do Município de Ponte de Lima e da , devidamente ilustrada com fotografias de Amândio de Sousa Vieira, em edição bilingue (português e inglês) com tradução de Chloë Parrott, coordenação editorial de Ovídio de Sousa Vieira e design gráfico de Ângela Calheiros, totaliza 136 páginas e está dividida em três grandes capítulos: Testemunhos, O e O Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima e os seus Ingredientes.

Segundo a organização do evento, que também realiza a Feira de Livros de Cozinha de Paris (Paris Cookbook Fair) - que em 2012 terá lugar de 7 a 11 de março, anualmente, publicam-se mais de 26.000 livros de cozinha em todo o mundo, razão principal da concretização do concurso, ao qual, na edição de 2010, concorreram mais de 8.000 livros, representando 154 países. Os livros competem em primeiro lugar ao nível da língua e na respetiva categoria e os ganhadores passam, então, à competição para O Melhor do Mundo (The Best in the World), título que esperamos alcançar com a publicação apresentada.

Esta distinção vem premiar o esforço do Município e de muitas outras instituições e pessoas individuais na promoção e divulgação do à Moda de Ponte de Lima, pelo que o reconhecimento internacional da mais-valia da publicação, que acreditamos convictamente venha a vencer a fase final, é para o Município e para a Associação Concelhia das Feiras Novas motivo de regozijo, não só pelo contributo referido, bem como pela qualidade que as publicações municipais têm atingido e que se pode considerar referência no que concerne a edições congéneres.