O Natal d´outrora em Ponte de Lima … A Vila Mais Antiga de Portugal! | Campanha de Incentivo ao Comércio Tradicional | 8 de dezembro a 2 de janeiro

07 Dezembro 2021

Resgatar as memórias, vivências e cheiros da tradição do natal de outros tempos na Vila Mais Antiga de Portugal, é a missão do slogan “Natal d´outrora em Ponte de Lima... A Vila Mais Antiga de Portugal!”

Dinamizada pela Associação Empresarial em colaboração com o Município de Ponte de Lima, a ação pretende devolver à comunidade limiana e a todos os visitantes o direito ao sonho e à imaginação, recriando vivências de momentos passados pelos nossos avós, junto à mesa ou à lareira.

Ao longo da campanha, que arranca a 8 de dezembro, prolongando-se até 2 de janeiro, serão recriadas diversas tradições natalícias, transmitindo o calor de uma boa estória, a alegria de uma “laraxa”, o aconchego dos natais passados em família, com os amigos, na rua, fazer do natal uma festa, onde o comércio tradicional desempenha um papel importante e decisivo no aprofundamento do sentimento e da identidade da comunidade limiana.

Esta campanha de apoio e incentivo ao comércio tradicional conta com a participação de um conjunto de parceiros que vão dinamizar diversas ações alusivas a esta quadra, nomeadamente o Art’ in Facha, grupo de teatro de artes e espetáculo; Gacel, grupo de teatro e recriações históricas; Pequenos Atores do Lima, oficina de teatro infanto-juvenil; Grupo de Danças e Cantares de Ponte de Lima, representante dos usos e costumes ponte-limenses; Academia de Música Fernandes Fão, projeto multifacetado com oferta de diferentes tipos de música e de experiências artísticas e a P´LARTE, Associação de Artesãos de Ponte de Lima que promove e divulga o artesanato do concelho.

Não faltará a feirinha de Natal com barracas de artesanato, o bom bacalhau do Natal, os melhores chocolates, as iguarias de Natal, as figuras do presépio e os produtos regionais, à sua espera nas ruas do Centro Histórico.

Os Grupos de Teatro, o Grupo de Danças e Cantares de Ponte de Lima e a Academia de Música Fernandes Fão asseguram a animação do evento nos feriados e fins-de-semana, através do seguinte programa:

- Recriação de quadros bíblicos alusivos ao Natal

- Recriação de tradições do Natal d´outrora

- Contadores de estórias

- Recriação de profissões

- Apontamentos musicais

Estas encenações teatrais e musicais vão acontecer um pouco por todo o Centro Histórico da Vila, entre o Largo Alexandre Herculano, a Ponte Romana e Medieval, o Largo de Camões, o Passeio 25 de Abril, a rua Cardeal Saraiva, o Largo da Picota, rua do Souto e a rua Cassiano Baptista, aos feriados a partir das 15h30, e aos fins-de-semana a partir das 10h00 da manha, até ao dia 2 de janeiro.