Unidade de Cuidados na Comunidade – Saúde Mais Perto, Promove 'Chá Dançante'

Sociedade
30 Novembro 2011
Decorreu mais uma vez a iniciativa "Chá Dançante" na Expolima. A iniciativa é desenvolvida pela Unidade de Cuidados na Comunidade - "Saúde Mais Perto", de Ponte de Lima, em estreita colaboração com o Município de Ponte de Lima.
Decorreu mais uma vez a iniciativa "" na . A iniciativa é desenvolvida pela Unidade de Cuidados na Comunidade - "Saúde Mais Perto", de Ponte de Lima, em estreita colaboração com o Município de Ponte de Lima.

Esta atividade recreativa, enquadra-se no projeto "Envelhecimento Ativo" e contou com a presença de utentes da Casa de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Ponte de Lima, Centro Comunitário de Refoios e Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima.

O "Chá Dançante" iniciou-se com a apresentação dos participantes, tendo sido promovido, posteriormente, um momento de lazer com a colocação de músicas populares. Bastante participativos e satisfeitos com a atividade, interagiram com os utentes das diferentes instituições. Como momento intercalar procedeu-se a um lanche de confraternização entre os presentes. Após o lanche foi dado continuidade ao chá com danças populares.

No final, e no sentido de avaliar o grau de satisfação dos participantes relativamente à atividade, estes foram auscultados, revelando-se entusiasmados e satisfeitos em relação à mesma.

Como objetivo para a atividade, era pretendido que 20% dos utentes participassem na coreografia e, visto que nesta participaram 57,7% dos mesmos, este objetivo foi alcançado com sucesso.

Segundo a Unidade de Cuidados na Comunidade - "" a prática de atividades lúdicas revelam-se fundamentais para manter e promover as capacidades físicas e cognitivas numa fase da vida em que as perdas e o isolamento são fatores determinantes para a instalação progressiva de incapacidades. Este exercício, mantido com regularidade, contribui para a manutenção da saúde da pessoa nas suas diversas componentes, física, psicológica e social. Consequentemente, promovemos qualidade e, em paralelo, o aumento da esperança de vida.

Apelamos à participação de todos e congratulamo-nos com a colaboração sistemática da Câmara Municipal de Ponte de Lima que ao longo de quase dois anos nos tem apoiado na concretização deste evento e sem a qual não seria possível este percurso com ganhos em saúde.