Prémio A. de Almeida Fernandes – História Medieval Portuguesa

30 Novembro 2011
Realizou-se no passado dia 25 de novembro, no Auditório do Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, a Cerimónia de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes - História Medieval Portuguesa, iniciativa organizada, anualmente de forma intercalada...

Realizou-se no passado dia 25 de novembro, no Auditório do Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, a Cerimónia de Entrega do - História Medieval Portuguesa, iniciativa organizada, anualmente de forma intercalada, pelos Municípios de Ponte de Lima e de Lamego, tendo para o efeito sido assinado um protocolo de colaboração no ano de 2010.

A edição do presente ano, a oitava no total e a segunda ao abrigo do referido protocolo, foi da total responsabilidade do e destinou-se às obras inéditas e não publicadas, com destaque para as teses de doutoramento e para as biografias.

O Júri, de conceituado currículo académico, composto pelo Prof. Doutor Armando Luís de Carvalho Homem, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pela Prof.ª Doutora Hermínia Vilar, Vice-Reitora da Universidade de Évora e pela Prof.ª Doutora Teresa Veloso, Professora Catedrática da Universidade de Coimbra, deliberou atribui o primeiro prémio (diploma, troféu e 5 000,00€) ao trabalho "In Oboedientai, sine proprio, et in castitae, sub clausura - A Ordem de Santa Clara em Portugal (Sécs. XIII e XIV)", da autoria da Prof.ª Doutora Maria Filomena Pimentel Carvalho Andrade.

O fez-se representar nesta cerimónia através do Vereador da Educação, Dr. Franclim de Castro e Sousa, que, numa breve alocução, referiu a importância do prémio no contexto científico e cultural português, principalmente na área da História Medieval, bem como a relevância que existe para o Município em homenagear Armando de Almeida Fernandes, pelo legado cultural e pelo exemplo deixados, com destaque para os estudos dedicados a Ponte de Lima, sobressaindo, para além de outros, Ponte de Lima na Alta Idade Média (1960), Ainda Ponte de Lima Altimediévica (1963) e o notável estudo intitulado Estudo Toponímico, parte integrante da obra, em dois tomos, com o título genérico Toponímia de Ponte de Lima.