Município de Ponte de Lima Apresenta “Presidentes de Ponte de Lima 1822 – 2020”

Autarquia
15 Outubro 2021

A mais recente publicação do Município de Ponte de Lima apresenta os Presidentes da Câmara Municipal de Ponte de Lima, no período de aproximadamente dois séculos, com início na Constituição de 1822, fonte do regime municipal na época do Constitucionalismo Monárquico, até aos dias de hoje.

Trata-se de uma publicação que se pretende que contribua para um conhecimento mais aprofundado da história de Ponte de Lima na época contemporânea.

A obra apresentada publicamente no dia 1 de outubro resulta de um trabalho conjunto de colaboração de vários investigadores, que, no âmbito do CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, ao longo dos últimos anos avaliaram os arquivos, públicos e privados, e a imprensa periódica, assim como outras fontes manuscritas e impressas, tentando filtrar o que de mais memorável ficou registado, do legado de cada um dos Presidentes de Câmara de Ponte de Lima.

Considerando que este é “um dos mais ousados projetos editorais do Município” o Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Victor Mendes disse que “a política editorial do Municipio tem-se manifestado ao longo dos muitos anos, num ambicioso plano de publicações, de interesse local e regional, e esta obra constitui mais um objeto bibliográfico de grande valor”.

O autarca reconheceu que esta obra “será de consulta obrigatória para os que se interessam pela história contemporânea de Ponte de Lima e que se afirmará como um ponto de partida importante para outros trabalhos que se venham a desenvolver no futuro”. “O que neste livro se fez foi História, sobretudo História. Uma parte da História de Ponte de Lima. A sua História institucional e política, a sua História social, económica e cultural” assegurou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes.

apresentacao_livro_presidentes_de_ponte_de_lima_1822_2020_1
apresentacao_livro_presidentes_de_ponte_de_lima_1822_2020_2