Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova Projeto de Delimitação da Área de Reabilitação Urbana - Reunião de Câmara de 14 de novembro

Autarquia
24 Novembro 2011
A Câmara Municipal de Ponte de Lima deliberou, na reunião do dia 14 de novembro, aprovar a proposta de ARU - Área de Reabilitação Urbana de Ponte de Lima e o programa estratégico de reabilitação urbana 2011-2026.

A deliberou, na , aprovar a proposta de ARU - Área de Reabilitação Urbana de Ponte de Lima e o programa estratégico de reabilitação urbana 2011-2026. A proposta que foi submetida a Discussão Pública pelo período de 22 dias, garantindo o cumprimento do direito à participação dos cidadãos no Planeamento do Território, será submetida à aprovação da próxima Assembleia Municipal, a realizar no dia 17 de dezembro.

De acordo com os objetivos definidos para a área de reabilitação definida, optou o município pela realização de uma operação de sistemática, uma vez que esta consiste numa intervenção integrada de reabilitação urbana de uma área com 297,0ha, dirigida à reabilitação do edificado, público e privado e à qualificação das infraestruturas, dos equipamentos e dos espaços verdes e urbanos de utilização coletiva, visando a requalificação e revitalização do tecido urbano.

A operação de reabilitação urbana de Ponte de Lima, de acordo com o estabelecido no respetivo regime, prevê seis Unidades de Intervenção, a saber: reabilitação do Centro Histórico; consolidação urbana de São Gonçalo; valorização das Margens do ; reabilitação do Bairro da Escola Técnica; restruturação do espaço da rua Conde de Bertiandos e envolvente e a renovação da envolvente ao .

As opções estratégicas de reabilitação e de revitalização da ARU decorrem dos objetivos que estiveram na base da delimitação da respetiva área, das características da Vila, no que se refere à sua centralidade funcional, de centro turístico, de dotação de equipamentos de utilização coletiva destinados à população local e aos visitantes quer da complementaridade necessária aos diversos projetos e programas que incidam sobre a Vila.

A estratégia de requalificação urbana do de Ponte de Lima visa valorizar o centro urbano; fomentar a reabilitação dos edifícios degradados; promover a continuidade da qualidade dos espaços urbanos para além do centro histórico, numa lógica de valorização do centro urbano no seu todo; bem como garantir a qualidade urbana através da integração funcional e da diversidade económica e sócio-cultural do tecido urbano. Estas medidas permitirão o desenvolvimento do sector turístico e a melhoria da mobilidade, através da gestão da via pública e dos espaços de circulação pedonal e viária, incluindo a mobilidade condicionada.

Consulte:

Delimitação da Área de Reabilitação Urbana