Secretária de Estado Adjunta e do património Cultura nas Comemorações do Ano Jacobeu em Ponte de Lima

30 Julho 2021

O passado dia 23 de julho foi marcado pelo assinalar das comemorações do Ano Jacobeu, num programa vasto que se desenrolou da parte da manhã e cujas cerimónias foram presididas pela Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Dra. Ângela Ferreira.

O dia começou na Correlhã, no Lugar do Paço, com a visita à Capela de São Tiago, em processo de restauro, e a inauguração do painel azulejar que evoca a peregrinação de D. Henrique e D. Teresa a Compostela, em 1097, atestada num documento em que os Condes Portucalenses protegem os moradores da Correlhã, conferindo-lhes o direito de colher lenha e apascentar o gado nos terrenos da zona.

A presente intervenção é uma das várias ações, ainda em execução, que integram a candidatura “Qualificação e Valorização do Caminho Português para Santiago de Compostela – Ponte de Lima” financiada pelo Norte 2020, no âmbito do Aviso NORTE-14-2019-17 – Património Cultural com um investimento global de 812.609,51€ financiado a 85% pelo FEDER. O valor de adjudicação desta componente (Capela de Santiago) foi de 140.638,00 €, relativa à obra, e de 22.792,00 € relativa à conservação e restauro.

Depois de uma breve passagem junto à Capela do Anjo da Guarda, com trabalhos de restauro também em marcha, a celebração do Ano Jacobeu continuou já no Museu dos Terceiros, com a abertura da exposição dedicada ao Caminho Português de Santiago em Ponte de Lima e a apresentação, já na Igreja dos Terceiros, do número 7 do Boletim Cultural Ponte de Lima: do Passado ao Presente, Rumo ao Futuro!, integralmente consagrado à temática jacobeia.

A cerimónia terminou com os discursos do Senhor Presidente da Câmara e da Senhora Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural.

“Este é um dia importante para dar a conhecer a nossa rede museológica, e a sua importância ao nível cultural e educativo”, disse o Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Victor Mendes, destacando os vários momentos desta jornada, com referência à importância que o Caminho de Santiago tem (..) “este é um trabalho feito com as associações e a comunidade educativa, de grande significado para a promoção e valorização deste percurso.”

A Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Dra. Ângela Ferreira, saudou esta iniciativa, do Município, considerando “que celebra a cultura e a história desta terra.”

A governante durante a sua intervenção confirmou que "o Caminho, que representa um itinerário de tradições e a história de um povo, será certificado” disse a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Dra. Ângela Ferreira.

001comemoracoes_do_ano_jacobeu
002comemoracoes_do_ano_jacobeu