Aprovada Empreitada de Requalificação da Área Envolvente à Igreja e Sede da Junta de Freguesia da Ribeira

Autarquia
26 Julho 2021

Decorreu na sede da junta de freguesia da Ribeira a apresentação do projeto de requalificação da área envolvente à Igreja e sede da junta de freguesia da Ribeira, empreitada aprovada pelo valor base de 161 805€.

Trata-se de uma segunda fase de uma intervenção anterior e que pretende complementar e concluir a intervenção nesta área central da freguesia da Ribeira, sendo uma obra há muito ansiada pelo executivo da junta da Ribeira e pela população local.

Esta empreitada é possível, graças ainda à colaboração da Fabriqueira, que através da celebração de protocolo com o Municipio de Ponte de Lima, cede uma área de cerca de 1 500 m2 na rua da Igreja, com vista ao arranjo urbanístico que consiste na requalificação da área envolvente à Igreja e sede da junta de freguesia. Através desta cedência o projeto prevê a criação de um passeio, o reforço do estacionamento da via, com mais 30 lugares, bem como a criação de um espaço de permanência pedonal com capacidade de poder acolher as celebrações populares e espetáculos de palco.

Manuel Almeida, pároco da Ribeira e em representação da Fabriqueira considerou que se trata de uma intervenção que fará a ligação com a área urbana “sendo este espaço um benefício para a paróquia e todos os ribeirenses”.

Para o executivo da junta de freguesia, esta é uma obra “ansiada há anos”, Augusto Rolo, Secretário da junta, agradeceu à Câmara Municipal e à fabriqueira pela concretização desta requalificação, “vem embelezar o centro da freguesia e a área envolvente à Igreja”.

Esta intervenção insere-se na estratégia do Município de Ponte de Lima de beneficiação dos equipamentos públicos através da criação de infraestruturas de apoio, disse o Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Victor Mendes, sendo “mais um objetivo que cumprimentos. Estamos aqui reunidos para apresentar este projeto, agora que estão reunidas as condições para o fazer, através da celebração deste Comodato entre a Fabriqueira da Igreja e a Câmara Municipal, para reabilitar este espaço que tenho a certeza será um local de qualidade”, sublinhou o autarca.

O prazo de execução da obra é de cinco meses.

001_requalificacao_envolvente_igreja_sede_junta_freguesia_ribeira
002_requalificacao_envolvente_igreja_sede_junta_freguesia_ribeira