Investimento de 3,9 milhões de euros no sistema de abastecimento de água no concelho de Ponte de Lima

Autarquia
19 Julho 2021

O Executivo Municipal de Ponte de Lima marcou presença no passado dia 15, em Fontão, numa reunião de trabalho, com a empresa das Águas do Alto Minho, S.A. ADAM para a apresentação das obras de Eficiência Hídrica no concelho de Ponte de Lima.

A parceria pública AdAM tem previsto um investimento de mais de 1,8 milhões de Euros no concelho de Ponte de Lima, que prevê a remodelação de cerca de 33,1 km de rede de abastecimento de água, e 2.1 milhões de euros na instalação de equipamentos de medição e controlo de pressão, beneficiando os habitantes das freguesias de Anais, Arcozelo, Bertiandos, Fontão, Freixo, Refóios, Santa Comba e Vitorino dos Piães, prevendo-se que arranquem em breve as obras em Bertiandos, Freixo e Anais.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, “estamos aqui nesta apresentação pública para apresentar os nossos objetivos e da importância deste investimento que se está a fazer nas 8 freguesias, no que se refere aos projetos de eficiência hídrica, representando um investimento no nosso concelho de 1,8 milhões de euros”. O autarca recordou ainda que “este significativo investimento só é possível graças a esta parceria com a ADAM”.

No concelho de Ponte de Lima esta operação visa:

• Intervenções realizadas nos sistemas de abastecimento de água com o objetivo de controlo e redução de perdas – no âmbito da Eficiência Hídrica ao abrigo do POSEUR.
  • Remodelação de 33,1 km de rede no Concelho de Ponte de Lima nas freguesias de Anais, Arcozelo, Bertiandos, Fontão, Freixo, Refóios, Santa Comba e Vitorino dos Piães;

João Pedro Castro Neves, Presidente Executivo das Aguas do Alto Minho, revelou que “Com este conjunto de investimentos, a AdAM estima reduzir para 25% as perdas de água nos 7 Municípios do Alto Minho nos próximos 3 anos, aumentando a eficiência do serviço e, desse modo, uma maior disponibilidade financeira para a realização de investimentos necessários à constante reabilitação dos sistemas, num cenário operacionalmente mais sustentável.”

Globalmente, na região do Alto Minho, a remodelação prevista pela AdAM terá impacto em cerca de 91,5 km, beneficiando cerca de 158 mil habitantes.

De referir que o Programa POSEUR para a eficiência hídrica visa tornar mais sustentáveis as redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, reduzindo consideravelmente o volume de perda de água, bem como de afluências indevidas, contribuindo para a proteção dos recursos hídricos da região e promovendo o bem-estar das populações, com uma gestão mais eficiente deste limitado recurso essencial à vida.

001_investimento_adam
002_investimento_adam