Centro Cultural e Comunitário de Anais inaugurado pelo Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel

Autarquia
21 Julho 2021

O Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Dr. Carlos Miguel inaugurou no passado dia 17 o Centro Cultural e Comunitário de Anais.

O novo Centro Cultural e Comunitário de Anais nasceu nas instalações da antiga escola primária, edifício reabilitado pela Câmara Municipal, e que representou um investimento de 415 000€.

Promover o apoio ao associativismo, ao cidadão e à cultura entre os habitantes desta comunidade conjugada com a oportunidade de otimizar e dinamizar um imóvel público atualmente sem qualquer utilização através da sua recuperação e refuncionalização, é a principal missão deste novo equipamento, que dispõe de quatro salas e de uma sala polivalente.

Este novo equipamento será utilizado pelas várias associações da freguesia, pela junta de freguesia, ou para outras ações a promover por ambas as entidades, na perspetiva da informação ao cidadão ou mesmo para realização de ações de animação cultural relacionados com as artes e ofícios tradicionais e a promoção dos recursos endógenos característicos da freguesia.

A existência de uma sala polivalente permitirá a realização das mais variadas atividades culturais organizadas pelas entidades referidas ou por outras, nomeadamente o Município e outras associações culturais das freguesias vizinhas.

Acompanhado por elementos das associações locais, o executivo da junta de freguesia, liderado por Arlindo Moreira, agradeceu ao Executivo Municipal pela concretização deste Centro Cultural e Comunitário. O autarca Arlindo Moreira reconheceu o “esforço financeiro efetuado na transformação deste edifício, a nossa freguesia agradece e retribuirá no momento certo”.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes considerou que se “cumpriu mais um objetivo. Este equipamento é muito importante para a freguesia, um espaço para acolher as atividades de todas as associações locais.” O Edil realçou que ao longo dos anos as autarquias locais, a par dos equipamentos básicos, essenciais para a qualidade de vida das populações, apostaram na recuperação de equipamentos culturais, patrimoniais, como fatores de atratividade para o território. Assim, este equipamento é também uma homenagem ao movimento associativo.”

O Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Dr. Carlos Miguel, manifestou apreço por testemunhar projetos “que dinamizam o nosso território”. O governante salientou “a recuperação deste edifício, uma antiga escola, agora transformada em Centro Cultural e Comunitário, o que valoriza o edifício e a freguesia, destinando-se acolher as atividades das associações existentes, sendo o trabalho associativo determinante para o desenvolvimento de qualquer território” sustentou o Secretário de Estado Adjunto do Desenvolvimento Regional.

001_centro_cultural_e_comunitario_de_anais
002_centro_cultural_e_comunitario_de_anais