Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o Orçamento e Opções do Plano 2010

Autarquia
09 Dezembro 2009
A Câmara Municipal de Ponte de Lima, em reunião extraordinária realizada no dia 7 de dezembro, aprovou por maioria o Orçamento e Opções do Plano para 2010, com um valor global de 43 milhões e meio de euros. A aprovação do documento recebeu o voto contra do Vereador do PSD, com a apresentação da respetiva declaração de voto.

A Educação e a Qualificação/Valorização Profissional, como pilar estruturante num desenvolvimento sustentável para o Concelho, conta com 48,3% do total da despesa, constituindo uma das principais prioridades do executivo. De salientar os investimentos em infraestruturas que, legitimados através da realização dos necessários Protocolos com a DREN serão efetuados pelo Município ao nível do ensino secundário e ensino profissional. A atribuição de Bolsas de estudo a jovens carenciados é também uma das novas medidas a implementar.

O ano de 2010 é dedicado ao Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Neste sentido, o Município, atento às crescentes dificuldades das famílias irá rever os apoios no âmbito da Acção Social Escolar, de modo a responder às situações de maior carência e às famílias que eventualmente evidenciem algumas fragilidades.

Ao nível da aposta-se na dinamização dos espaços e equipamentos culturais existentes. Por outro lado, serão dados os primeiros passos para a realização de novos investimentos como a construção do Centro de Congressos e Espetáculos.

Relativamente ao Desenvolvimento Económico, mantém o reforço às condições existentes em termos de atratividade ao nível dos benefícios fiscais, dos preços de venda dos terrenos nos Polos Industriais e maior celeridade nos processos administrativos por parte do Município. A implementação da estratégia para o sector do granito é outra das prioridades assumidas pelo Município.

Assume-se ainda como fundamental o aproveitamento dos recursos endógenos de excelência numa perspetiva da valorização do seu potencial económico apostando-se, no sector do turismo e no seu enorme potencial como forma de colmatar a fragilidade do restante tecido económico.

De ressalvar também a realização de parcerias entre o Município e as instituições locais que manifestem vontade de implementar projetos que sejam do efetivo interesse e de indiscutível importância em termos sociais, económicos, culturais, desportivos e educativos, visando uma maior articulação e rentabilização das iniciativas.