“Requalificação da Área Envolvente ao Santuário do Senhor do Socorro”, pelo valor de 345.591€ – Assinado o Auto de Consignação

Autarquia
11 Maio 2021

A assinatura do auto de consignação da obra de “Requalificação da Área Envolvente ao Santuário do Senhor do Socorro, na freguesia da Labruja, cujo investimento é de 345.591€, decorreu no passado dia 6 de maio. Considerado um local simbólico da freguesia e do concelho é palco de festividades locais em particular a festa dedicada ao Senhor do Socorro.

A empreitada visa requalificar as vias de acesso ao recinto do Santuário, a construção de muros de suporte para estabilizar o talude que suporta a via que contorna o recinto. A intervenção na via traduz-se na substituição dos pavimentos existentes por cubo de granito azul e amarelo de Ponte de Lima, definindo as faixas de circulação automóvel das áreas de circulação pedonal, bem como a substituição das infraestruturas elétricas e colocação de nova rede de iluminação e telecomunicações, com luminárias em postes de betão existentes e 29 luminárias Led aplicadas. Os muros de suporte serão em alvenaria de granito e betão.

Presente na cerimónia, o Padre Jorge Ramos da Confraria do Santuário do Senhor do Socorro, considerou que se trata “de um projeto há muito esperado, no sentido de requalificar um espaço tão emblemático e que atraem dezenas de fiéis”. Por sua vez, José Nunes, Presidente da junta de freguesa da Labruja, que classificou este Mosteiro como o “Bom Jesus da Labruja”, agradeceu à Câmara Municipal pela concretização do projeto, que trará novas dinâmicas a este espaço tão emblemático, com um parque de estacionamento reordenado, uma obra que vai abrilhantar este nobre lugar”, disse o presidente da junta.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, “este local é único no concelho, do ponto de vista patrimonial.” O autarca considerou que para avançar com a requalificação da igreja e do Mosteiro, que constituem património classificado, e serão essenciais os fundos comunitários.” O edil disse ainda que esta intervenção integra-se na nossa estratégia de promoção e valorização do nosso património, e assim cumprimos mais um dos nossos objetivos, apoiando e agradecendo também todo o trabalho e colaboração da junta de freguesia da Labruja.

O prazo de execução da obra é de 5 meses.

auto_consignacao_santurario_socorro_1
auto_consignacao_santurario_socorro_2