“Requalificação do Centro Cívico de Vitorino dos Piães”, pelo valor de 644.459,97€ – Assinado o Auto de Consignação

Autarquia
11 Maio 2021

A empreitada de "Requalificação do Centro Cívico de Vitorino dos Piães", já está a decorrer e visa a beneficiação da zona central da freguesia, prolongando-se até à Estrada Nacional 204.

Representando um investimento de 644.459,97€, a intervenção visa dar versatilidade ao espaço e às áreas envolventes ao edifício da junta de freguesia e da Casa do Povo de Vitorino dos Piães, é a principal intervenção, na qual se inclui a criação de um passeio contínuo, no sentido de permitir uma ligação segura e direta destes equipamentos à Estrada Nacional.

De acordo com o projeto municipal, esta intervenção pretende requalificar o espaço central da freguesia, dando à via de acesso municipal condições de circulação pedonal com a criação de um passeio que se estende até à E.N. 204. A intervenção prevê ainda a criação de um parque estacionamento e zona de lazer no espaço a nascente da Junta de freguesia, bem como a reformulação dos arranjos exteriores e o alargamento da zona pedonal em frente à Casa do Povo de Vitorino dos Piães oferecendo melhor acessibilidade.

Francisco Cunha, Presidente da junta de freguesia de Vitorino dos Piães, reconheceu que “é uma obra importante para a freguesia, no entanto peca por tardia, pois há muito que se esperava pela sua concretização. Esta zona é um cartão-de-visita da freguesia e é urgente melhorar estas acessibilidades”.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, reforçou a importância da obra para a freguesia. Trata-se de um projeto de requalificação urbanística, paisagista numa área central da freguesia onde estão instalados vários serviços, nomeadamente a delegação da Cruz Vermelha Portuguesa, Casa do Povo, Junta de Freguesia e Igreja, entre outros.” O autarca lembrou ainda que a concretização deste projeto foi um compromisso que assumimos com a junta e com a população, sendo um projeto que cumpre vários objetivos.” O edil lembrou ainda que todos os projetos dos vários centros cívicos que a autarquia tem concretizado são elaborados pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Esta empreitada de “Requalificação do Centro Cívico de Vitorino dos Piães”, há semelhança de várias intervenções que se tem realizado pelas freguesias do concelho, insere-se na estratégia do Município de Ponte de Lima de beneficiação dos espaços públicos, conferindo-lhes um espaço agradável e funcional para o dia-a-dia da comunidade.

O prazo de execução da obra é de 6 meses.

auto_consignacao_vitorinos_dos_piaes_1
auto_consignacao_vitorinos_dos_piaes_2