Extensão do Centro de Saúde de Fontão

Autarquia
10 Maio 2021

A Extensão do Centro de Saúde de Fontão foi inaugurada oficialmente no passado dia 30 de abril, pelo Executivo Municipal, Executivo da Junta de freguesia e pelo Presidente do Conselho de Administração da ULSAM - Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE.

O Município de Ponte de Lima cedeu gratuitamente o edifício que em tempos serviu como jardim-de-infância, e em parceria com a Junta de Freguesia de Fontão e a ULSAM adaptaram para acolher os serviços da Extensão de Saúde de Fontão.

A Junta de Freguesia de Fontão assumiu as obras de requalificação e recuperação do espaço, um investimento na casa dos 30 mil euros, sendo que o Município de Ponte de Lima atribuiu uma comparticipação financeira para as obras referidas de 50%. A ULSAM assegurou a colocação de todos os equipamentos num valor aproximado de 25 mil euros.

Manuel Velho, Presidente da Junta de Freguesia de Fontão era um autarca satisfeito. “Foi com muito agrado que acolhemos este protocolo, este espaço estava desativado e passou a ter uma nova dinâmica, e que traz qualidade de vida a toda a comunidade”, disse.

Na sua intervenção, o Presidente do Conselho de Administração da ULSAM, Dr. Franklim Ramos, enunciou este como “um exemplo típico de uma ação excelente, que com pouco investimento fizemos grande”. O Presidente do Concelho de Administração da ULSAM revelou que esta extensão abrange “cerca de 1500 utentes, uma população idosa, fragilizada, agora mais próximos dos cuidados de saúde. A génese da ULSAM é servir e valorizar as pessoas através de uma relação de proximidade com os utentes. Aqui estão criadas essas condições”, disse o Presidente do Conselho de Administração da ULSAM.

O Município de Ponte de Lima entende que este investimento resulta numa elevada melhoria na capacidade de resposta às necessidades de saúde da população assim como nas respostas sociais existentes no concelho na área da saúde, cada vez mais, como uma área fundamental para toda a comunidade.

“Este é dia importante para Fontão e para Ponte de Lima, temos todas as extensões de saúde a funcionar e este é um serviço de proximidade com todos os utentes” sustentou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes.

Neste contexto, o autarca recordou que na mesma semana, Ponte de Lima deu um grande exemplo de estratégia em conciliar as parcerias certas. “Também aqui estamos a ceder um espaço onde já funcionou um jardim-de-infância, e foi possível graças à vontade da Câmara Municipal, Junta de Freguesia e ULSAM.” O edil desejou ainda que “este possa ser um exemplo de outros, não esquecendo o excelente trabalho dos profissionais de saúde, e que estas novas instalações com melhores condições para todos, sejam um estímulo para continuarem a trabalhar como o têm feito”.

extensao_centro_saude_fontao_1
extensao_centro_saude_fontao_2