Cerimónia de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2020 | 28 de maio de 2021

10 Maio 2021

Na sequência do protocolo estabelecido entre o Município de Ponte de Lima e o Município de Viseu, coube ao Município de Ponte de Lima a realização do Prémio A. de Almeida Fernandes, no ano atípico de 2020, cujas as restrições e impedimentos impostos pelo contexto de pandemia nos levou a adiar para 2021 a Cerimónia Pública de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes.

O Prémio destina-se a reconhecer e incentivar estudos de investigação em História Medieval Portuguesa e homenagear Armando de Almeida Fernandes, investigador e autor de uma notável obra histórica, desejando que sirva de estímulo e exemplo aos vindouros, bem como incentive o estudo das áreas a que dedicou a sua vida.

Nessa conformidade, o júri do Prémio A. de Almeida Fernandes 2020 – destinado a trabalhos editados e/ou obras publicadas e a obras originais não publicadas nos dois anos anteriores, versando História Medieval Portuguesa A. de Almeida Fernandes –, constituído pelos Prof. Doutores Hermínia Maria de Vasconcelos Vilar (Universidade de Évora), Maria Teresa Nobre Veloso (Universidade de Coimbra) e José Augusto de Sottomayor-Pizarro (Universidade do Porto), após demorada reflexão sobre o conteúdo das obras concorrentes, deliberou, por unanimidade, atribuir o Prémio A. de Almeida Fernandes 2020 ao estudo de Ana Rita Saraiva da Rocha, intitulado A assistência em Coimbra na Idade Média: dimensão urbana, religiosa e socioeconómica (séc. XII-XVI).

A cerimónia de entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes terá lugar no próximo dia 28 de maio, às 10h30, no Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima.

Entrada livre.