Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência Inaugurou o Lar Residencial “A Minha Casa” da APPACDM – Ponte de Lima

Autarquia
10 Maio 2021

A Secretária de Estado da Inclusão Social das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, foi a convidada de honra para presidir à inauguração oficial do lar Residencial para Pessoas com Deficiência Mental “A Minha Casa” da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo APPACDM – Delegação de Ponte de Lima, instalado na antiga escola primária de Moreira do Lima.

“É na visita às instituições, ao terreno que nos inspiramos e que nos motivamos”, disse a Secretária de Estado da Inclusão Social das Pessoas com Deficiência, que foi saudada pela comunidade da APPACDM com música, peças originais para esta celebração.

O Lar Residencial “A Minha Casa” nasceu de uma parceria celebrada entre a APPACDM e Município de Ponte de Lima, que como entidade Pública considera essencial apoiar iniciativas que vêm reforçar a melhoria e capacidade de respostas sociais existentes no concelho, através da existência de espaços vocacionados para Atividades Ocupacionais e Resposta Social Noturna, fundamentais para o desenvolvimento e qualidade de vida dessas populações e respetivas famílias.

O Presidente da Direção da APPACDM de Viana do Castelo, Luiz Costa, confirmou que “este Lar é uma necessidade há muito aguardada”. O Presidente da APPACDM lembrou que apesar da instituição dispor de 11 lares distribuídos pelo Alto Minho, não são suficientes, “fazem falta outros equipamentos, desde lares residenciais e CACIS - Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão.” Luiz Costa revelou ainda que a instituição candidatou-se ao PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, para ampliação de Lares e CACIS.

A APPACDM assegurou o investimento relativo às obras de beneficiação e adaptação do edifício para Lar Residencial “A Minha Casa”, cujo investimento total ascendeu aos 194.658,41€, tendo a Câmara Municipal de Ponte de Lima comparticipado com uma verba no valor de 27.391,36€.

Não escondendo o orgulho no projeto, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, considerou que “este é um momento especial, conseguimos concretizar um objetivo, que reconhecemos que é muito importante para a qualidade de vida destes utentes.” O autarca disse ainda que “este projeto só foi possível porque ao longo dos anos temos uma parceria de exemplo com a APPACDM. (..) Rentabilizamos património municipal a favor de uma área importante como é o desenvolvimento social, sendo uma responsabilidade dos decisores políticos construir um futuro melhor para os cidadãos”, assegurou o autarca.

O Lar Residencial para Pessoas com Deficiência Mental está a funcionar há um ano e acolhe atualmente 15 jovens, tendo uma capacidade para receber 17 utentes.

inauguracao_lar_appacdm_1
inauguracao_lar_appacdm_2