Município de Ponte de Lima Celebra Novo Protocolo de Apoio Financeiro com Quatro IPSS do Concelho num Valor Superior a 26 Mil Euros

Autarquia
04 Maio 2021

No âmbito da estratégia Municipal que prioriza o reforço da capacidade da resposta social concelhia, o Município de Ponte de Lima celebrou novos protocolos de apoio financeiro com a Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, com a Casa do Povo de S. Julião de Freixo, com a Casa do Povo de Vitorino dos Piães, e com o Centro Paroquial e Social de Fontão, no valor de 26.347,44€.

À Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, foi concedida uma verba no valor de 973,20€, para apoio à aquisição de painéis fotovoltaicos. Esta verba é distribuída após a submissão e aprovação de uma candidatura ao Aviso Nª NORTE-42-2019-46 do Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020), com a designação de Norte-07-4842-FEDER-000484 - “Energia Limpa - Aquisição de Painéis Fotovoltaicos”.

Em simultâneo, e no sentido de contribuir para o melhoramento do Equipamento Social da Casa do Povo de S. Julião de Freixo, atribuem-se 1.064,38€ a esta IPSS, em sequência da aprovação de uma candidatura designada de NORTE-07-4842-FEDER-000616 “Aquisição de Equipamentos ERPI Freixo”, submetida ao Aviso suprarreferido.

Com vista a dar mais e melhor resposta às necessidades sentidas pela população do Concelho, a Casa do Povo de Vitorino dos Piães deu início às obras de ampliação do Centro, de forma a criar a valência de Apoio Domiciliário, permitindo dar resposta a 37 utentes. Para a referida obra, o Município de Ponte de Lima assegura um apoio financeiro à Casa do Povo equivalente a 20% do valor elegível da despesa a apresentar, no valor máximo de comparticipação de 12.451,10€.

Já no âmbito da Remodelação e adaptação do ERPI, assim como da aquisição de equipamentos, foi entregue ao Centro Paroquial e Social de Fontão a quantia de 11.858,76€. Esta decorre da submissão de uma candidatura ao Aviso supradito, e aprovação da mesma, com a designação de NORTE-07-4842-FEDER-000553-“Remodelação e adaptação da ERPI e aquisição de equipamentos- FASE 2”.

apoio_financeiro_ipss_1
apoio_financeiro_ipss_2