Divulgados vencedores do Concurso Concelhio de Leitura 2021 - 4 Março 2021

08 Março 2021

Decorreu no dia 4 de Março, Dia de Ponte de Lima, a sessão de divulgação dos alunos vencedores do Concurso Concelhio de Leitura, através de videoconferência.

Este concurso acolheu 24 concorrentes, distribuídos por nível de escolaridade dos 4 agrupamentos de escolas do concelho.

Os vencedores deste concurso distribuídos por nível de ensino foram:

• 1.º ciclo: Bruna Alves, do Centro Educativa da Feitosa, do Agrupamento de Escolas António Feijó.
  • 2.º ciclo: Kettlen João, da EB 2/3 da Correlhã, Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima.
  • 3.º ciclo: Afonso Pereira, da Escola Secundária de Ponte de Lima, Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima.
  • Ensino Secundário: Ricardo Rocha, da Escola Secundária de Ponte de Lima, Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima.

A iniciativa também visou o apuramento dos 4 melhores alunos, por nível de escolaridade, num total de 16, que irão representar o concelho de Ponte de Lima na Fase Intermunicipal, do Concurso Nacional de Leitura, que terá lugar, este ano, em Ponte de Lima, no dia 9 de abril.

Assim, no 1º ciclo, foram apurados Bruna Filipa Pereira Alves (Agrupamento de Escolas António Feijó), Gonçalo Guilherme de Sousa Duarte Silva (Agrupamento de Escolas António Feijó), Maria Luísa Lima Quintiães (Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima) e Pedro Daniel Costa Brito (Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima).
No 2º ciclo foram selecionados Kettlen de Helena Cláudio João (Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima), Rodrigo Alves de Sousa (Agrupamento de Escolas de Arcozelo), Sara Maria Araújo Matos (Agrupamento de Escolas de Arcozelo) e Beatriz Alves Gonçalves (Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima).

No 3º ciclo foram escolhidos Afonso Ferreira Pereira (Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima), Xiomara Abdel Rahim Gallindo (Agrupamento de Escolas de Arcozelo), Diva Cruz (Agrupamento de Escolas António Feijó) e Lia de Castro Gonçalves (Agrupamento de Escolas de Arcozelo)
No ensino secundário, foram eleitos Ricardo André Morais da Rocha (Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima), Maria João Rodrigues Barbosa (Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima), Joana Filipa Amorim Antunes (Agrupamento de Escolas de Arcozelo) e Guilherme Moreira Baptista (Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima).

De relembrar que a 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura decorre até 5 de junho, com o propósito de celebrar a leitura e a escrita, tem como objetivo estimular o gosto e o prazer da leitura no domínio da língua portuguesa, fomentando a compreensão leitora e os hábitos de leitura.