Ponte de Lima fomenta o “cantar ao desafio” entre os jovens

03 Fevereiro 2021

O Município de Ponte de Lima tem em mãos um novo projeto intitulado De Repente Canta a Gente promovido pela CIM Alto Minho em parceria com os 10 municípios associados.

Trata-se de uma ação dedicada à promoção dos Cantares ao Desafio e Desgarrada - um dos ícones do património cultural imaterial do Alto Minho - que pretende envolver os jovens, em idade escolar, nesta forma de canto popular e tradicional, ensinar os seus mecanismos, cativá-los para a sua prática e fruição, bem como renovar geracionalmente os seus cantadores, mantendo a desgarrada bem viva e presente.

Em Portugal, a desgarrada tem sido um processo espontâneo: quando alguém descobre que “tem jeito” para combinar palavras de forma imediata, surge um cantador. Ninguém lhe ensinou, nem aprendeu na escola. Desenvolveu as competências necessárias por si mesmo, eventualmente baseado na tradição oral, no seio da família ou da comunidade.

Agora, surge pela primeira vez a sistematização da técnica da desgarrada, a produção de um currículo e o desenvolvimento de ferramentas pedagógicas que vão permitir que este tipo de canto possa ser ensinado.

O projeto dará oportunidade a jovens de comunidades escolares e culturais de trabalharem e aprenderem com repentistas consagrados, liderados por Augusto Canário. O seu programa encontra-se completamente ajustado ao novo quotidiano imposto pela Direção-Geral da Saúde em contexto de pandemia, motivo pelo qual grande parte do seu funcionamento pode ser realizado no site oficial: https://derepentecantaagente.pt.

Para além da componente de capacitação, o projeto abrange uma componente de captação de novos talentos repentistas com o encaminhamento artístico posterior através da realização de 10 concertos (em Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira), de um concerto final e de uma conferência repentista, a realizar-se de setembro a novembro de 2021, bem como uma ampla promoção nos media tradicionais e online, envolvendo ainda a participação em programas da rádio e TV.

Promovida pela CIM Alto Minho e cofinanciada pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, este projeto pioneiro de valorização do Canto ao Desafio, ou Desgarrada, conta com um programa inédito de captação de talentos que pretende divulgar e ensinar aos jovens da região esta forma de canto tradicional.

freixo1