Câmara Municipal de Ponte de Lima Aprovou Projeto de Regulamento do Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas

Autarquia
01 Fevereiro 2021

A Câmara Municipal de Ponte de Lima, na reunião de 25 de janeiro aprovou o projeto de Regulamento do Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas.

Dotado de condições ímpares, este é o único Pólo Industrial dedicado exclusivamente à transformação de pedra. Dispondo de uma área de cerca de 22 hectares, dividido por 28 lotes, cujas áreas variam entre os 900m2 e os 20.000m2, o Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas, localiza-se no lugar da Presa, no Monte de Antelas, em Arcozelo, nas proximidades das áreas de extração de granito.

A criação deste Pólo Industrial assenta num espírito de desenvolvimento integrado e autossustentado, com o objetivo de valorizar e induzir externalidades do que é "natural". Esta lógica de sustentabilidade está assente em projetos que permitem criar simultaneamente riqueza e bem-estar às comunidades locais, permitindo o reordenamento e deslocalização das empresas dispersas, permitindo-lhes o uso partilhado de infraestruturas e serviços, passando a dispor de condições para se reorganizarem na modernização e inovação.

Como entidade gestora do Polo Industrial do Granito das Pedras Finas, o Município de Ponte assume a prestação de serviços comuns no interesse direto dos operadores económicos a instalar no Pólo Industrial.

Assim, o regulamento do Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas, aprovado por unanimidade pelo Executivo Municipal, tem como objetivo o estabelecimento das condições de alienação dos direitos de propriedade sobre os lotes que constituem o Polo Industrial do Granito das Pedras Finas, uso, ocupação e transformação do solo.

O projeto de Regulamento do Pólo Industrial das Pedras Finas, será submetido para apreciação e aprovação da Assembleia Municipal de Ponte de Lima.

Este investimento é cofinanciado pelo FEDER no âmbito do Programa Operacional NORTE 2020.