Câmara Municipal Celebrou Protocolo Financeiro com a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, no âmbito do PARES 3. 0, no montante de 91.875,00€

Ação Social
30 Dezembro 2020

A Câmara Municipal de Ponte de Lima celebrou a 22 de dezembro, um protocolo de apoio financeiro com a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, no âmbito do Programa PARES 3.0.

Com vista a dar mais e melhor resposta às necessidades sentidas pela população, a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, submeteu uma candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3ª Geração – PARES 3.0, com vista à “Remodelação do Lar Maria Pia – Reconversão ERPI”.

Alípio Matos, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, agradeceu à autarquia pela disponibilidade, “é com muito agrado que a Santa Casa celebra mais este protocolo, o que nos vai permitir aumentar a nossa capacidade”. O Provedor da Santa Casa da Misericórdia revelou que “com o projeto de remodelação do Lar Maria Pia, pretendemos transforma-lo numa nova Estrutura Residencial para Idosos – ERPI, o que vai permitir aumentar a nossa capacidade para acolher novos utentes, e vamos criar novos postos de trabalho, cerca de 20” disse o Provedor da Santa Casa.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes disse que “estamos a cumprir com mais um objetivo, que se enquadra na nossa estratégia, com vista a dar mais e melhor resposta às necessidades sentidas pela população, perspetivando-se a criação, requalificação e beneficiação de equipamentos sociais com vista à redução das desigualdades de saúde e à promoção da inclusão social através da melhoria do acesso aos serviços sociais, e ao equilíbrio das redes locais de equipamentos”.

O projeto de requalificação do Lar Maria Pia – Reconversão ERPI, representa um investimento de 735.000€, se a candidatura for aprovada, a Câmara Municipal assegura uma comparticipação no valor de 91.875,00€. O Presidente da Câmara Municipal, lembrou que até ao momento “já celebramos cinco protocolos no âmbito do – PARES 3.0, o que equivale a 6 milhões de euros, o que representa um investimento municipal no valor de 750.000€”. “É um esforço financeiro significativo, mas que tem retorno na qualidade de vida dos nossos cidadãos mais vulneráveis, e é um apoio às nossas IPSS que estão no terreno a cumprir um papel social muito significativo.”

No âmbito da política de reabilitação urbana, a recuperação deste imóvel é significativa, tendo em conta que o edifício se situa em pleno centro histórico, realçou o autarca.

protocolo_financeiro_com_a_santa_casa_da_misericordia_001
protocolo_financeiro_com_a_santa_casa_da_misericordia_002