Olimpíadas de Física - Aluno da Escola Secundária de Ponte de Lima conquista medalhas de Prata e Bronze

22 Dezembro 2020

O Município de Ponte de Lima parabeniza o aluno limiano Pedro Bezerra Roque da Costa, pela conquista da medalha de prata nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Física, que decorreram de forma remota entre 5 e 13 de dezembro. Aluno do 12.º ano da Escola Secundária de Ponte de Lima, também conquistou recentemente a medalha de bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática.

Nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Física, o aluno integrou a equipa portuguesa, que alcançou a medalha de ouro e três de prata, sendo classificada como a melhor participação portuguesa de sempre no evento.

De referir que esta equipa portuguesa alcançou ainda mais três medalhas de bronze e uma menção honrosa na participação da Olimpíada Internacional Distribuída de Física, que decorreu entre 7 e 15 de dezembro. Nesta competição, o jovem limiano Pedro Bezerra Roque da Costa somou mais uma medalha, de bronze para o seu curriculum.

A delegação Portuguesa realizou todas as provas no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), competindo com 69 estudantes matriculados no ensino secundário no ano letivo de 2019/2020 provenientes de 18 países do espaço ibero- americano.

As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação, da Agência Ciência Viva e da Fundação Calouste Gulbenkian.

O Municipio de Ponte de Lima congratula-se com as conquistas dos alunos limianos, considerando que este resultado é o reconhecimento do trabalho e da qualidade de ensino das escolas do concelho, que apesar das limitações face à pandemia da Covid-19, destacam-se pela criatividade e determinação na implementação de atividades e projetos de excelência que premeiam toda a comunidade educativa.