Câmara Municipal de Ponte de Lima Aprova a Empreitada de Requalificação do Centro Cívico de Vitorino dos Piães, pelo valor de 711.260,00€

Autarquia
21 Dezembro 2020

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou a empreitada de "Requalificação do Centro Cívico de Vitorino dos Piães", pelo valor de 711.260,00€.

Trata-se de uma intervenção num espaço central da freguesia, prolongando-se até à Estrada Nacional 204, cujo objetivo é oferecer dignidade e versatilidade ao espaço e às áreas envolventes à Junta de Freguesia e Extensão do Centro de Saúde, bem como a criação de um passeio continuo que une estes equipamentos à referida Estrada Nacional.

De acordo com o projeto do Município de Ponte de Lima a obra prevê a criação de um parque estacionamento e zona de lazer no espaço a nascente da junta de freguesia, bem como a reformulação dos arranjos exteriores e o alargamento da zona pedonal em frente à Extensão do Centro de Saúde oferecendo melhor acessibilidade.

A intervenção no passeio traduz-se no recuo de vários muros que confrontam com a estrada municipal dando condições para implantar um passeio com 1,6m de largura, pavimentado. A zona de lazer será igualmente pavimentada com um padrão geométrico, e proceder-se-á à substituição das infraestruturas existentes, drenagem de águas pluviais e infraestruturas elétricas e colocação de nova iluminação pública. O parque de estacionamento será em cubo de granito azul de ponte de lima, com a marcação dos lugares com cubo de granito amarelo de Ponte de Lima e a via de circulação automóvel em betuminoso.

O logradouro frontal da Junta de Freguesia receberá uma repavimentação total em lajedo de granito amarelo de Ponte de Lima, com um padrão geométrico que quebra a monotonia métrica do material. Está ainda previsto a colocação de RSU e Ecopontos enterrados.

Esta intervenção insere-se na estratégia do Município de Ponte de Lima de beneficiação dos espaços públicos, conferindo-lhes as condições de usufruto condicentes com a exigência dos padrões contemporâneos de urbanidade.

O prazo de execução da obra é de 180 dias.