Pinóquio – Jangada Teatro | A programação de 2020 para a infância, juventude e famílias termina em grande no Teatro Diogo Bernardes

17 Dezembro 2020

No próximo sábado, 19 de dezembro, em apenas uma sessão, às 11h00, no cumprimento das medidas de restrição em vigor, o Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, apresenta um espetáculo de alto nível para a infância, juventude de famílias, que certamente será reconhecido como um dos melhores deste e do próximo ano no género – Pinóquio, a partir do texto de Carlo Collodi, pela Jangada Teatro, com encenação de Xico Alves.

“Tudo o que um sonho precisa é alguém que acredite que ele possa ser realizado.”

Numa oficina comum de um homem comum, numa vila comum de Itália, o incomum acontece: este que, até ao momento, era apenas uma marioneta, vive! Pinóquio traz-nos esta história familiar de esperança, através dos olhos juvenis do protagonista que dá o nome a este maravilhoso espetáculo. Mas a magia vem sempre com um preço, e cabe a ele o papel de descobridor do mundo e de si próprio. O que será preciso para ser um menino de verdade?

Pinóquio depara-se numa luta constante de compreensão das relações pessoais e do novo e desconhecido mundo a que tenta pertencer.

Consequentemente, é rapidamente abordado por leis, regras e limites que o tentam moldar na sociedade. E Pinóquio fará de tudo para agradar e ser aceite… quando na verdade, não se apercebe que o que importa realmente é sua própria aquiescência.

E como não poderia deixar de ser, tudo começa com uma misteriosa estrela azul…

O teatro vai prender-se ao conto original e abordar a história familiar que o público conhece. A luta de Pinóquio em compreender se é ou não um menino de verdade, o seu entendimento das leis, limites e regras da sociedade e a descoberta do mundo, são alguns pontos que vão ser explorados. A peça pretende guiar-se pelos olhos do rapaz de madeira, que tenta adaptar-se e ser aceite num mundo limitador.

Ficha Artística e Técnica

Dramaturgia | Filipe Gouveia
Encenação | Xico Alves
Assistentes de Encenação | Rita Calatré e Vítor Fernandes
Interpretação | Filipe Gouveia, Sara Maia, Sónia Ribeiro, Paulo Pires, Vítor Fernandes e Xico Alves
Música Original e Desenho de Som | Paulo Pires
Figurinos | Cláudia Ribeiro
Cenografia | Carlos Pinheiro e Emanuel Santos (Coletivo Monte)
Desenho e Construção de Marioneta e Máscaras | Sandra Neves (Coletivo Monte)
Desenho e Operação de Luz | Fernando Oliveira
Operação de Som | Fred Meireles
Design Gráfico | Zé Tavares
Fotografias de Cena | Filipa Brito
Vídeo | Chromia studio
Produção Executiva | Alejandrina Romero, Fred Meireles e Susana Morais

Bilhetes à venda (4,00€) e mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.

pinoquio_19_12_2020_banner
pinoquio_1