Câmara Municipal de Ponte de Lima Celebra Protocolos de Cooperação com a ALTI Cepões e a Santa Casa da Misericórdia, no valor de 7.375,00€

Autarquia
11 Dezembro 2020

Considerando a difícil situação de emergência de saúde pública, que atravessamos, devido à Covid-19, importa minorar os efeitos provocados por este surto pandémico, nomeadamente aos grupos mais vulneráveis, como são os idosos.

Neste contexto, uma das competências das autarquias locais, no âmbito das atividades de interesse municipal, traduz-se em apoiar ou comparticipar, pelos meios adequados, atividades de natureza social.

É com base neste pressuposto, que a Câmara Municipal tem vindo a dar especial importância à promoção social do Municipio, garantindo aos agentes locais de intervenção social, o apoio necessário.

Assim, foram aprovados pelo Executivo Municipal celebrar mais dois protocolos de cooperação, nomeadamente com a ALTI Cepões – Associação de Lazer e Terceira Idade – I.P.S.S., e com a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, cujo objetivo é a atribuição de um subsídio extraordinário, no âmbito da Covid-19, relativamente às ERPI´s de cada instituição.

Assim, com a ALTI Cepões o presente protocolo visa a atualização do acordo de Cooperação da Segurança Social – Covid-19, para o Serviço de Apoio Domiciliário, de 10 para 24 utentes, para o ano 2020, comprometendo-se o Municipio de Ponte de Lima a comparticipar com a atualização do subsídio no montante total de 3.150,00€. Com esta ajuda pretende-se complementar o apoio da Segurança Social nas atividades/projetos a desenvolver pela ALTI Cepões.

Com a Santa Casa da Misericórdia o protocolo celebrado destina-se à atribuição de um subsídio extraordinário no âmbito da Covid-19, relativamente a duas ERPI´s e Centro de Dia, conforme os acordos de cooperação com a Segurança Social. O Municipio compromete-se a comparticipar com a atualização do subsídio no montante total de 4.225,00 €, extraordinariamente, para o ano de 2020. Com esta ajuda pretende-se complementar o apoio da Segurança Social nas atividades/projetos a desenvolver pela Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima.

Ambos os responsáveis das duas instituições agradeceram a disponibilidade da Autarquia, “ajuda essencial para enfrentarmos a atual situação, que inevitavelmente tem provocado um acréscimo de despesas”.

Fátima Gandarela, Presidente da Direção da ALTI Cepões, disse que “estamos numa fase de expetativa de continuar depois de um ano difícil, este ano pandémico agravou a situação, se não foram estas ajudas é muito difícil cumprir com a nossa atividade, a nossa IPSS ajuda diariamente 60 utentes.”

Alípio Matos, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, reforçou o agradecimento à autarquia, afirmando que “é com muita satisfação que estamos a celebrar este protocolo, neste ano difícil, devido à pandemia, as despesas aumentaram, porque tudo fizemos para ajudar os nossos utentes, para minorar estes períodos de maior isolamento. Estas ajudas são sempre bem-vindas, para além da atenção e do apoio moral que sentimos por parte da autarquia, nos momentos mais críticos.” O Provedor da Santa Casa da Misericórdia informou ainda que até ao dia 27 de novembro a Misericórdia tinha realizado 750 testes, sendo este o resultado de uma estreita colaboração entre as instituições, Câmara Municipal e ULSAM.”

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, considerou que “estamos a cumprir com um compromisso de apoiar as IPSS, para fazer face às despesas que aumentaram substancialmente na sequência da pandemia.” O autarca evidenciou mais uma vez o trabalho imprescindível das instituições, que “neste ano tão difícil deram uma resposta rápida e eficaz.” O presidente da Câmara lembrou que a autarquia tem efetuado um conjunto de protocolos com as IPSS, desde o reforço dos subsídios, no âmbito da Covid-19 e ainda no quadro do programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais — 3.ª Geração - PARES 3.0, que corresponde para já a uma comparticipação no valor de 635.000€, estando disponíveis para o fazer com outras IPSS desde que o solicitem, sendo os critérios definidos pela autarquia iguais para todas as 16 IPSS´s do concelho”, garantiu o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

img_3399__medium_
img_3398__medium_