Câmara Municipal de Ponte de Lima Aprova a Empreitada de “Requalificação do Centro Cívico de Estorãos”, pelo valor de 476.074,00€

Autarquia
27 Novembro 2020

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou a empreitada de “Requalificação do Centro Cívico de Estorãos”, pelo valor de 476.074,00€.

A requalificação a efetuar abrange o espaço central da freguesia, desde o monumento classificado da ponte Romana de Estorãos até à sede da junta de freguesia, com o objetivo de o renovar e oferecer melhores condições aos peões e limitar o acesso de tráfego pesado à emblemática ponte.

O projeto de requalificação prevê a melhoria de circulação pedonal com a criação de um passeio entre a ponte Romana e a igreja, sendo construído um muro de suporte, que permitirá o alargamento de via até ao limite do talude que a suporta, obtendo assim o espaço necessário para a criação de um passeio de dimensões generosas, pavimentado em lajedo de granito amarelo de Ponte de Lima As vias de circulação automóvel serão pavimentadas em cubo de granito azul de Ponte de Lima.

A obra inclui a substituição das infraestruturas existentes, drenagem de águas pluviais e infraestruturas elétricas e colocação de nova iluminação pública., estando ainda previsto a colocação de RSU e Ecopontos enterrados.

A obra de “Requalificação do Centro Cívico de Estorãos” insere-se na estratégia do Município de Ponte de Lima de renovação dos espaços públicos das 39 freguesias do concelho, adaptando-os aos padrões contemporâneos de urbanidade.