Humidade | Companhia de Teatro de Braga 'Cruzamento de vidas em viagens, presas pela chave da porta' | 30 de Outubro – 22h00 – Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima

28 Outubro 2020

Na próxima sexta-feira, 30 de Outubro, às 22h00, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, sobe à cena o espectáculo de teatro Humidade, pela Companhia de Teatro de Braga, um texto de Bárbara Colio, com encenação de Rui Madeira e interpretação de Solange Sá e André Laires.

Num fim-de-semana em que as restrições impostas pela Covid-19 nos impedem de sair dos limites territoriais do concelho ou, quando muito, apenas sair para concelhos limítrofes, o Teatro Diogo Bernardes convida a uma vinda ao teatro, garantindo total segurança aos espectadores e proporcionando uma noite diferente, na certeza de que não sairão defraudados e, pelo contrário, mais enriquecidos culturalmente.

Vindos dos outros lados do mundo, Ela e Ele, o Outro e a Outra, Um e Uma, “desencontram-se” num hostel de uma cidade húmida (Braga, Santiago). Cruzamentos de vidas em viagem, presas pela chave da porta. A fobia do encontro no enquadramento da foto, a vontade de representar no Skype e a solidão que a chuva miudinha acentua. Parafraseando Hopper, não existe uma distância demasiado fria. A coisa foi vista. O tempo parou. E os personagens vivem um acontecimento apaixonante, num quadro do desespero da nossa contemporaneidade.

«O espectáculo parte de uma encomenda feita pela Companhia de Teatro de Braga à autora mexicana Bárbara Colio para escrever o texto e o encenador diz que o mesmo é “uma comédia, que fala da ideia de fronteiras, aqui no aspecto físico entre a América Latina e a Europa, mas também das raízes comuns do ponto de vista histórico e cultural”.

Em cena, estão dois personagens, um homem e uma mulher, que fazem o papel de seis personagens, no caso três casais. O enredo, revela Rui Madeira, “tem uma abordagem temática que passa pela tentativa das personagens em recuperar uma ponte romana que era objecto de um culto de um santo”. A história situa-se entre Braga e Santiago de Compostela e o santo que se tenta recuperar “pode ser o São Frutuoso ou o São Tiago” havendo "uma mitologia, na peça, à volta desse lugar sagrado”. O resultado, diz, “é uma comédia ou uma tragédia, dependendo daquilo que o espectador quer ver”.»

• Autor: Bárbara Colio
  • Tradução: Ivonete da Silva Isidoro
  • Encenação: Rui Madeira
  • Cenografia: Acácio Carvalho
  • Figurinos: Manuela Bronze
  • Iluminação: Nilton Teixeira
  • Desenho de som: Pedro Pinto
  • Gravação e edição áudio das vozes: Luís Rosa Lopes
  • Fotografia: Eduarda Filipa
  • Design rótulo vinho “Passo Santo”: Ana Roque Sá
  • Vídeo: Maria Augusta Produções
  • Elenco: Solange Sá, André Laires

Bilhetes à venda (4,00€) no Teatro Diogo Bernardes e em teatrodiogobernardes.bol.pt.

Mais informações pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.