Adenda ao Protocolo Entre o Município de Ponte de Lima e a Santa Casa da Misericórdia no âmbito do Apoio Financeiro à Operação 'Reconfiguração e Reabilitação da ERPI Cónego Correia', no valor de 17.367,09€

Autarquia
24 Setembro 2020

De acordo com a estratégica e as prioridades de atuação definidas pelo Município de Ponte de Lima e com vista a dar mais e melhor resposta às necessidades sentidas pela população, perspetivando-se a criação, requalificação e beneficiação de equipamentos sociais com vista à redução das desigualdades de saúde e à promoção da inclusão social através da melhoria do acesso aos serviços sociais, ao equilíbrio das redes locais de equipamentos e o apoio à compatibilização da vida profissional com a vida familiar, o Município estabeleceu uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima no sentido de contribuir para a reconfiguração e reabilitação de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI).

Por sua vez, a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, com o objetivo dar mais e melhor resposta às necessidades sentidas pela população, submeteu uma candidatura ao Aviso NORTE-42-2018-11 do Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020) com a designação de Reconfiguração e Reabilitação da ERPI Cónego Correia, a qual foi aprovada, e cujo protocolo foi assinado no ano transato.

Neste sentido, o Município de Ponte de Lima, nos termos do referido protocolo aprovou um apoio financeiro permitindo à Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima criar melhores condições para prosseguir com a candidatura e a execução do projeto que desenvolve.

O Município de Ponte de Lima assegura um apoio financeiro equivalente a metade da Contrapartida Nacional assumida pela Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, ou seja 7,5 % do montante elegível aprovado, no valor máximo de 17.367,09 €, uma candidatura aprovada no Norte 2020 em 85%.

De acordo com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Alípio Goncalves de Matos, “a obra que se realizou nos últimos dois anos, permitiu uma remodelação em todo o edifício, em especial no interior, renovando quartos, casas de banho e aquisição de equipamento, nomeadamente camas, mesas, cadeiras.”

No total o investimento ascendeu a um milhão e 300 mil, revelou o Provedor da Misericórdia de Ponte de Lima, adiantando que reconverteram algum património para angariar verba.

Agradecendo à Câmara Municipal toda a ajuda, essencial para a concretização deste projeto, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima disse que as despesas da instituição aumentaram de forma significativa devido à pandemia de Covid-19, registando um despesa extra de 55 mil euros desde o início da pandemia, “estamos a enfrentar este momento difícil de forma empenhada, no entanto as despesas são volumosas, disse o responsável da Santa Casa da Misericórdia, aproveitando o momento para solicitar um novo apoio à autarquia.

Reconhecendo a importância de requalificar alguns espaços, degradados devido ao desgaste dos anos, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima indicou que a Educação e a Área Social são áreas fundamentais. “O nosso compromisso é dar prioridade às instituições que já tem grande maturidade nos seus projetos (..) sendo que no futuro poderemos reforçar este protocolo com a Misericórdia de Ponte de Lima, o que faremos com todo agrado” disse edil.

O Presidente da autarquia limiana parabenizou a direção da Misericórdia de Ponte de Lima pela “coragem em concretizar esta obra, que sem dúvida vai melhorar a qualidade de vida dos seus utentes, e por todo o trabalho que tem dedicado à instituição. (..) A Misericórdia é um parceiro muito importante para o nosso concelho, ao qual continuaremos apoiar de forma equitativa e justa” disse o Presidente Eng.º Victor Mendes.

Com 54 quartos, duplos, individuais e triplos, a instituição acolhe 94 utentes.

img_3072__medium_
img_3078__medium_